Athayde Motta participará da 12ª edição do Congresso do Gife – Grupo de Institutos, Fundações e Empresas, que acontece no Memorial da América Latina, na cidade de São Paulo, de 12 a 14 de abril. O diretor do Ibase e da Abong será o palestrante na mesa “Desafios Regulatórios do Financiamento e da Participação da Sociedade Civil”.  A proposta é discutir e atualizar as agendas sobre o fortalecimento das OSC’s e avançar na contribuição com a democracia brasileira.

Com o tema “Desafiando Estruturas de Desigualdades”, o encontro também abordará assuntos como equidade racial e de gênero, segurança alimentar e justiça climática.  Segundo Motta, a participação no evento é uma grande oportunidade para todo o setor: “Ainda é relativamente pequeno o número de organizações afiliadas ao Gife que financiam projetos de ONGs. Por isso é importante falarmos do trabalho das organizações de defesa de direitos e da importância do investimento social privado. A filantropia empresarial brasileira também precisa financiar essas organizações, como já é comum em outros países” – ressalta.


O Congresso do Gife é o maior encontro sobre Investimento Social e Filantropia no Brasil e reúne as principais lideranças do setor, dirigentes de organizações da sociedade civil, acadêmicos(as), consultores(as) e representantes do poder público, propondo debates sobre as desigualdades que impedem parte da população – negros(as), pessoas LGBTQIAP+, povos indígenas, comunidades tradicionais – de acessar direitos fundamentais garantidos pela Constituição Federal. 

Realizado bienalmente desde o ano 2000, o Congresso GIFE tem o apoio de instituições como a Vale, Fundação ArcelorMittal, Porticus e Fundação Ford. 

Mais informações na página do evento.

Tradução »