Notícias

Audiência pública para debater letalidade policial

Por exigência do Supremo Tribunal Federal, acontece hoje (28) a audiência pública para discutir o Plano de Redução da Letalidade Policial, elaborado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é ouvir a sociedade civil, o Ministério Público do Rio, A Defensoria Pública Estadual e a Ordem dos Advogados do Brasil sobre as diretrizes elaboradas pelo Poder Executivo.

Segundo a pesquisadora do Ibase, Manuela Amaral, “o debate sobre letalidade policial é importante principalmente tendo em vista o momento em que vivemos, quando operações policiais acontecem cada dia mais violentamente e com anuência e incentivo do Estado. Hoje mesmo, uma operação no complexo da Maré deixou dois mortos”.

Manuela é coordenadora técnica do projeto Cidadania Ativa e Acesso à Justiça, desenvolvido pelo Ibase em Jardim Gramacho, em Duque de Caxias; e no Complexo do Borel, na Tijuca, zona norte do Rio, com apoio do International Development Research Centre (IDRC).

A coordenadora também ressalta que a divulgação sobre a audiência deveria ter sido mais ampla: “Esse é um tema de enorme complexidade para o Rio de Janeiro; o debate público é absolutamente fundamental para garantia dos direitos da população, especialmente a que vive em favelas”.Para Manuela, todos os órgãos públicos deveriam estar empenhados na divulgação da audiência: “a população diretamente atingida deveria se sentir estimulada a ser ouvida” – aponta.

📌A audiência será na Procuradoria Geral do Estado, Rua do Carmo, 27, 14º andar, no Centro do Rio, a partir das 14h.

Foto: Divulgação

#letalidadepolicial #violencia #audienciapublica

Tradução »