Rio de Janeiro, 17/05/2014

Jacarepaguá ganhará um Observatório Territorial
Por Ibase

Na próxima segunda-feira, o movimento social de Jacarepaguá vai instaurar o processo de instalação do Observatório Territorial de Jacarepaguá. A iniciativa é uma ação conjunta com a Fiocruz Mata Atlântica, que atua na região realizando pesquisas na área fundiária. Na ocasião, haverá apresentação de vídeo documentário com os primeiros depoimentos dos protagonistas das lutas locais por terra e moradia e de uma cartografia transformações territoriais relacionadas aos conflitos de terra e moradia ocorridos desde a década de 1960.
A programação prevê ainda uma palestra de Leonardo Boff sobre os desafios e cuidados na preservação da terra. Logo depois haverá um debate com o público.
Para Cleonice Dias, pesquisadora da Fiocruz, moradora da Cidade de Deus e membro de vários movimentos sociais da região, além de conselheira do Ibase, a iniciativa da criação do Observatório é mais que necessária:
– Os conflitos de terra na região são históricos e foi acirrado no último ano, com as remoções em função dos eventos esportivos. Ter uma ferramenta como o Observatório para ajudar na luta pela terra é fundamental para alimentar o movimento social. Por meio dele poderemos aprofundar pesquisas e encontrar soluções coletivas para os impasses.
Serviço:
Data: 19 de maio
Hora: das 13h às 16h
Local: Auditório da ala de cursos do Campus Fiocruz Mata Atlântica, situado no Pavilhão Agrícola da antiga Colônia Juliano Moreira (Estrada Rodrigues Caldas, 3400, em Jacarepaguá).

Tradução »