Notícias

Indicadores de educação e mobilidade urbana em debate

Ontem, 22 de maio, foi dia de debater o Direito à Educação com moradores(as) da Chácara do Céu, na Tijuca, um dos territórios onde o Ibase realiza o projeto Cidadania Ativa e Acesso à Justiça.

Além da equipe – formada pelos pesquisadores(as) Larissa de Morais, Robson de Aguiar Oliveira e Tauan Satyro e pelos agentes locais Caio Gabriel, Walesca Marques, Luiz Henrique e Clara Graciele – o encontro teve a presença da vereadora Luciana Boiteux (PSOL/RJ) e de representantes de organizações parceiras locais, como o Espaço de Desenvolvimento Infantil Chácara do Céu, a Creche Chácara do Céu e a ONG Associação Projeto Roda Viva, que cedeu o espaço para realização desse primeiro debate. A vereadora Luciana Boiteux também é integrante da Comissão Permanente de Educação da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. 

O objetivo foi abordar o direito à educação, a partir de indicadores de escolaridade apurados pelo Ibase na região. Também foram discutidos o fechamento de uma creche local e o direito à mobilidade – dois outros aspetos cruciais levantados no projeto. “Uma das demandas da região é justamente a regulamentação do transporte no território – complementou Tauan Satyro. 

Um dos resultados desse debate promovido pelo Ibase foi a decisão sobre o agendamento de uma audiência entre moradores(as) locais, representantes da creche fechada no início do ano e membros do Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro. Segundo Larissa de Morais “esse encontro será precedido de uma reunião entre trabalhadoras da creche, mães, equipe do Ibase e a mandata da vereadora Luciana Boiteux, com o propósito de socializar o conjunto de informações referente ao fechamento da instituição”. 

Será encaminhada ainda uma solicitação de audiência pública junto à Comissão de Educação Municipal para que os dados do projeto sejam aprofundados com outros atores sociais. O projeto Cidadania Ativa e Acesso à Justiça é uma iniciativa do Ibase, realizada em parceria com o Fórum Comunitário de Jardim Gramacho e o coletivo Brota na Laje. O apoio é do International Development Research Centre (IDRC)

#cidadaniaativa #projetodoIbase #indicadoressociais #territorios #educacao #IDRC #ibasebetinho

Tradução »