Notícias

Indicadores de educação e mobilidade urbana em debate

Ontem, 22 de maio, foi dia de debater o Direito à Educação com moradores(as) da Chácara do Céu, na Tijuca, um dos territórios onde o Ibase realiza o projeto Cidadania Ativa e Acesso à Justiça.

Além da equipe – formada pelos pesquisadores(as) Larissa de Morais, Robson de Aguiar Oliveira e Tauan Satyro e pelos agentes locais Caio Gabriel, Walesca Marques, Luiz Henrique e Clara Graciele – o encontro teve a presença da vereadora Luciana Boiteux (PSOL/RJ) e de representantes de organizações parceiras locais, como o Espaço de Desenvolvimento Infantil Chácara do Céu, a Creche Chácara do Céu e a ONG Associação Projeto Roda Viva, que cedeu o espaço para realização desse primeiro debate. A vereadora Luciana Boiteux também é integrante da Comissão Permanente de Educação da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. 

O objetivo foi abordar o direito à educação, a partir de indicadores de escolaridade apurados pelo Ibase na região. Também foram discutidos o fechamento de uma creche local e o direito à mobilidade – dois outros aspetos cruciais levantados no projeto. “Uma das demandas da região é justamente a regulamentação do transporte no território – complementou Tauan Satyro. 

Um dos resultados desse debate promovido pelo Ibase foi a decisão sobre o agendamento de uma audiência entre moradores(as) locais, representantes da creche fechada no início do ano e membros do Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro. Segundo Larissa de Morais “esse encontro será precedido de uma reunião entre trabalhadoras da creche, mães, equipe do Ibase e a mandata da vereadora Luciana Boiteux, com o propósito de socializar o conjunto de informações referente ao fechamento da instituição”. 

Será encaminhada ainda uma solicitação de audiência pública junto à Comissão de Educação Municipal para que os dados do projeto sejam aprofundados com outros atores sociais. O projeto Cidadania Ativa e Acesso à Justiça é uma iniciativa do Ibase, realizada em parceria com o Fórum Comunitário de Jardim Gramacho e o coletivo Brota na Laje. O apoio é do International Development Research Centre (IDRC)

#cidadaniaativa #projetodoIbase #indicadoressociais #territorios #educacao #IDRC #ibasebetinho

Tradução »

jepe500

slot resmi

slot

slot dana

slot zeus

slot

rejekibet

88id

jkt8

slot pg

jayaslot

slot88

oppo500

toto slot

slot777

slot maxwin

jayaslot

slot maxwin

slot mahjong

slot

slot

INK789

slot zeus