Notícias

Seminário destaca questões da mineração no Tapajós

Por Rosa Rodrigues
UFOPA
Discutir sobre os conflitos na região do Tapajós referentes aos projetos de mineração. Essa é a proposta do Seminário Mineração no Tapajós, que está sendo realizado no Seminário São Pio X, desde ontem, 17.
O encontro, que se encerra hoje, é promovido pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), em parceria com a Pastoral Social da Diocese de Santarém, Fórum da Amazônia Oriental (Faor), Movimento Tapajós Vivo, Fase Amazônia e Programa de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).
Entre os temas das mesas de debate estão: “As resistências em defesa dos territórios frente à mineração no Oeste do Pará: desafios e potencialidades para as comunidades e movimentos”; “Mineração na Região do Tapajós e Amazônia” e “O Plano Estadual de Mineração 2013-2030 e os impactos socioambientais sobre os territórios”.
Na mesa de abertura, o diretor da Fase/Faor, Guilherme Carvalho, destacou a importância da Ufopa nas discussões, porque o conhecimento científico é necessário no debate. A coordenadora do Ibase, Maria Helena Rodriguez, informou que neste seminário se busca a identificação das situações que estão acontecendo na região, fazendo um diagnóstico a partir das organizações presentes.
A reitora destacou que é importante o debate que se faz no seminário sobre a integração da região em meio aos projetos de desenvolvimento econômico e que a Universidade também está inserida nesse contexto.
 

Tradução »

jepe500

slot resmi

slot

slot dana

slot zeus

slot

rejekibet

88id

jkt8

slot pg

jayaslot

slot88

oppo500

toto slot

slot777

slot maxwin

jayaslot

slot maxwin

slot mahjong

slot

slot

INK789

slot zeus