Democracia na favela é tema de encontro de jovens

O Ibase realizou no último final de semana (14 e 15) o encontro Democracia na Favela, com jovens integrantes do projeto Juventudes em Movimento, iniciativa desenvolvida no Complexo de Alemão, zona norte do Rio de Janeiro. A área abriga 13 favelas e 69,1 mil moradores(as), segundo o Censo de 2010 (IBGE). O encontro aconteceu  em forma de dinâmica de grupos e foi simultâneo  à atividade Formação Continuada para Rodas de Diálogo;  além da parceria do Instituto Raízes em Movimento, uma organização local formada por jovens e lideranças do Complexo do Alemão.

A ideia foi comemorar o Dia Internacional da Democracia e reafirmar a importância da participação de jovens de periferia no debate sobre políticas públicas de inclusão e combate à desigualdade. Foram realizados também debates sobre indicadores que revelam as condições em que está exposta a população do Complexo do Alemão, principalmente em relação ao saneamento básico, educação e cultura. A atividade foi coordenada pela educadora Renata Codagan, do Ibase: “Nosso objetivo foi aprofundar a discussão sobre a participação mais efetiva dos jovens do complexo do Alemão no debate sobre as políticas públicas para as juventudes, como criar estratégias para que mais jovens se interessem e participem de iniciativas e outras propostas como essa no território” – explica.

Renata também acrescenta “Já temos com esses jovens um fluxo de vivências e aprendizados no que diz respeito ao território e aos direitos das populações mais vulneráveis. Nesse Dia da Democracia, nosso exercício foi demonstrar que somos parte da solução e não do problema”.

O projeto Juventudes em Movimento tem o apoio do IDRC (International Development Research Centre). “O encontro superou nossas expectativas, tivemos um grupo imerso por dois dias em debates, discussões e na elaboração de propostas para aproximarem outros jovens da militância pela garantia de direitos” – finalizou a educadora.

#democraciaviva #idrc #juventudesemmovimento #ibase #cidadania