Ainda há tempo para inscrever atividades autogestionadas para o Fórum Social Mundial 2015, que acontecerá de 24 a 28 de março, em Túnis, na Tunísia. O prazo foi prorrogado até o dia 10 de fevereiro por causa de falhas técnicas no site, que dificultaram a inscrição de algumas propostas.
Para se cadastrar, basta seguir o passo-a-passo:
1) Acesse o link http://registration.fsm2015.org/?q=es;
2) Cadastre-se como indivíduo;
3) Em seguida, cadastre sua organização;
4) Inscreva a(s) atividade(s) de sua organização
Também o Fórum Mundial de Mídia Livre está com inscrições abertas até 22 de fevereiro para atividades e propostas para a Carta Mundial de Mídia Livre, uma ferramenta de luta e defesa para diversas organizações de todo o mundo que batalham pela liberdade de expressão e do direito a comunicar.
Esta é uma grande oportunidade para aprofundar nossas reflexões e fortalecer nossas convergências entre nossas diferentes associações e iniciativas.
Para propor uma atividade, entre no site do FMML em www.fmml.net, clique em “Propor uma atividade” e preencher o formulário, escolhendo uma das quatro áreas disponíveis:
• 1. Direito de comunicação, acesso para o bem comum, e regulamentos para a comunicação democrática;
• 2. Os movimentos sociais, meios de comunicação independentes e emergência de novos atores sociais e políticos
• 3. Organização dos meios de comunicação livres, redes transnacionais, integração de informações e modelos econômicos
• 4. Soberania, a governança da Internet e propriedade, e as tecnologias de contra-hegemônicas
As inscrições das atividades que dizem respeito apenas ao Fórum de Mídia Livre – que serão realizadas nos dias 22 e 23 de março – podem ser feitas até o dia 22 de fevereiro. Como na última edição, o FMML começará dois dias antes do FSM, e acontecerá durante todo o evento (22 a 28 de março). Atividades a serem realizadas a partir 24 março farão parte do Fórum Social Mundial e devem ser registradas até o dia 10 de fevereiro. As propostas serão então revisadas e mescladas de acordo com o princípio da aglutinação expressa (para a organização de propostas semelhantes em oficinas comuns).
Dúvidas podem ser esclarecidas com a equipe organizadora pelo email: info@fmml.net.
Mais sobre o FMML
O Fórum Mundial de Mídia Livre nasceu como parte do Fórum Social Mundial, através de reuniões entre os ativistas que apoiam a liberdade de expressão e da luta para outra forma de comunicação, entre eles blogueiros, jornalistas, associações, desenvolvedores, hackers e acadêmicos e pesquisadores independentes. Esses militantes estavam envolvidos na história de incontáveis experiências de mídia independentes e lutas. A profusão de iniciativas levou a discussões interessantes sobre a liberdade de expressão, acesso livre ao conhecimento, as questões de Internet, rádio comunitária, a reapropriação da informação, software livre, entre outros temas. A mais recente edição do FMML foi era muito rica em trocas e oportunidades para continuar a luta para o direito à comunicação e informação em todo o mundo.