Acontece amanhã, dia 14, às 8h30, no auditório da Defensoria Pública da União, em Brasília, a posse da nova equipe de relatoria nacional de direitos humanos da Plataforma Dhesca Brasil para o período 2023 a 2025.
“O grupo é composto por dez pessoas, com formação em diferentes áreas do conhecimento, todas com significativa trajetória na defesa de direitos humanos” – explica Rita Corrêa Brandão, diretora do Ibase e integrante da coordenação executiva da Plataforma Dhesca. A composição completa da equipe pode ser conferida aqui.
Além da cerimônia de posse, o evento também marca o início do planejamento das missões que irão apurar a situação do país em relação aos direitos humanos econômicos, sociais, culturais e ambientais.
As linhas de investigação deverão focar os seguintes temas: racismo, letalidade policial, encarceramento, segurança pública; terra, território, meio ambiente e grandes projetos de infraestrutura; austeridade, direitos humanos e políticas públicas; direito à moradia e despejos; e censura, criminalização de defensores de direitos humanos e ataques à liberdade de expressão e ao direito à comunicação.
“A Plataforma Dhesca Brasil é formada por 49 organizações da sociedade civil; entre elas o Ibase” – complementa Rita Corrêa Brandão.
Para saber mais, visite www.plataformadh.org.br
#dhesca #missões #direitoshumanosbrasil #sociedadecivil #ibasebetinho