Acontece hoje, dia 24/08, em várias capitais brasileiras, a Jornada dos Movimentos Negros Contra a Violência Policial. No Rio de Janeiro, a manifestação acontece às 16h, na Candelária, no Centro. Organizada por entidades sociais que lutam contra o racismo e com o mote “Pelo fim da violência policial e de Estado! Nossas crianças e o povo negro querem viver!”, a mobilização é uma reação aos assassinatos envolvendo a ação de agentes públicos contra populações negras e periféricas.
Segundo dados da rede Fogo Cruzado. apenas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, nos primeiros oito meses de 2023, 24 crianças ou adolescentes foram vítimas de balas perdidas – 9 dessas vítimas morreram, sendo 6 crianças e 3 adolescentes.
Entre os episódios mais recentes estão os assassinatos das crianças Eloah Passos, de 5 anos, e Thiago Menezes Flausino, de 13 anos, no Rio de Janeiro; a chacina no Guarujá, em São Paulo – todos envolvendo agentes públicos de segurança. Outro caso a ser lembrado é a execução de mãe Bernadete, em Simões Filho, na Bahia, que pode estar relacionada a disputas de terras quilombolas.
“O genocídio do povo negro em curso no Brasil está sendo denunciado em organismos internacionais como a ONU e a Comissão Interamericana de Direitos Humanos. Mas é aqui no nosso cotidiano, nas nossas cidades, que está sendo feita a resistência – diz Athayde Motta, diretor do Ibase e da Abong.
A data escolhida para a mobilização nacional, 24 de agosto, faz referência ao aniversário de morte de Luiz Gama, importante liderança negra abolicionista e símbolo da luta contra o racismo.
Leia aqui o documento da manifestação.
Veja alguns eventos confirmados por todo o país.
São Paulo – SP
24/08, 18h – Masp – Av. Paulista
Belo Horizonte – MG
24/08, 17h30 – Praça 7
Recife – PE
24/08, 16h30 – Praça UR11, Ibura
Curitiba – PR
24/08, 18h – Praça Santos Andrada
Aracaju – SE
24/08, 15h – Praça Camerino
Vitória – ES
24/08, 17h – Praça do Itararé
Brasília – DF
24/08, 15h – Museu Nacional
Manaus – AM
24/08, 16h – Praça da Saudade
Crédito da foto: Fora do Eixo/Creative Commons.