A tragédia do Rio Grande do Sul foi tema de um artigo do Ibase publicado pelo jornal Brasil de Fato em maio deste ano. Escrito pelo pesquisador Kim Camargo, responsável pela elaboração do edital “Favelas e Periferias na luta por Justiça Climática”, o texto fala sobre as populações “invisíveis” diante da catástrofe climática. De acordo com Camargo, negros, indígenas e quilombolas vivem “um processo histórico marcado pela invisibilização dessas comunidades e que hoje, afetadas diretamente, são desprovidas de auxílio governamental e reconhecimento de seu lugar no país como povos originários.”

Para ler o artigo publicado no Brasil de Fato, clique aqui. O texto está disponível também no site do Ibase.

‘A fome é consequência de inúmeros descasos’, diz Joice Lima, pesquisadora do Ibase.

Em entrevista à Rede TVT, Joice participou da reportagem sobre a criação do plano de combate à fome, criado pela prefeitura do Rio de Janeiro em parceria com entidades da sociedade civil.

A intenção do plano é combater a insegurança alimentar e nutricional do município, após divulgação de dados preocupantes: quase meio milhão de cariocas convivem com algum grau de insegurança alimentar, segundo pesquisa do I Inquérito Alimentar do Município do Rio de Janeiro.

Tradução »