Notícias

Ibase está no grupo organizador da visita de relatora especial da Comissão Interamericana de Direitos Humanos

O Ibase é uma das 25 entidades que estão organizando a vinda de Soledad García Muñoz, relatora especial sobre direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), de 11 a 17 de junho, às cidades de São Paulo, Brasília, Salvador e Rio de Janeiro.

Também fazem parte do grupo organizador as entidades: Washington Brazil Office, Ação da Cidadania, Articulação para o Monitoramento dos Direitos Humanos, Artigo 19, Associação Brasileira de Relações Internacionais, Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT), Associação Brasileira de ONGs, Black Women Policy Lab, Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades, Cendhec Dom Helder Câmara, Central Única dos Trabalhadores (CUT), Geledés – Instituto da Mulher Negra, Instituto João e Maria Aleixo, Instituto Marielle Franco, Instituto Vladimir Herzog, LabJaca – Laboratório de dados e narrativas sobre favelas e periferias, Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH), Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), Movimento de Trabalhadores e Trabalhadoras por Direitos (MTD), Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH), N’zinga Coletivo de Mulheres Negras, Odara – Instituto da Mulher Negra, Redes da Maré, Sociedade Maranhense de Direitos Humanos  e Sindomestico da Bahia.

A visita oficial de Soledad García Muñoz atende uma demanda de organizações de direitos humanos e movimentos sociais do Brasil e tem como objetivo monitorar a situação dos direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais no país. “As agendas da relatora nas quatro capitais – São Paulo, Brasília, Salvador e Rio de Janeiro – incluirão encontros com organizações que atuam na defesa dos Desca (Direitos Econômicos, Sociais Culturais e Ambientais) para a população negra brasileira, para a comunidade LGBTQI+ e os Povos Indígenas, entre outros temas. Ao final, o que se espera é a produção de um comunicado público, com constatações e recomendações, que podemos usar para cobrar medidas práticas e respostas das autoridades” – explica Rita Corrêa Brandão, diretora do Ibase e que representa a instituição no grupo organizador.   

No Rio, o encontro será no dia 16 de junho, no Galpão da Cidadania. “As entidades receberão o convite de participação em breve” – completou a diretora.

A CIDH é um órgão criado em 1959 e sediado em Washington. Ele compõe, juntamente com a Corte Interamericana de Direitos Humanos, sediada em San José da Costa Rica, o Sistema Interamericano de Direitos Humanos, que funciona de forma autônoma e independente da OEA. A função da CIDH é promover, defender e proteger os direitos humanos nos 35 países do continente americano.

#relatoradesca #CIDH #direitos #relatoraespecial

Tradução »

jepe500

slot resmi

slot

slot dana

slot zeus

slot

rejekibet

88id

jkt8

slot pg

jayaslot

slot88

oppo500

toto slot

slot777

slot maxwin

jayaslot

slot maxwin

slot mahjong

slot

slot

INK789

slot zeus