Notícias

Ibase encaminha denúncia de racismo ao Conselho Internacional do FSM

Um fato ocorrido na última terça-feira, dia 3 de maio, em evento realizado no Fórum Social Mundial Mundial, que acontece até sexta-feira (6) na Cidade do México, fez com que a delegação do Ibase presente ao encontro elaborasse uma denúncia aos responsáveis pela organização do evento.

De acordo com Athayde Motta, diretor do Ibase, o pesquisador Luiz Henrique Souza Pereira, 24 anos, um jovem negro, morador do morro do Borel, no Rio de Janeiro, que trabalha na ONG como integrante do projeto Cidadania Ativa e Acesso à Justiça, foi vítima de racismo. Ao participar de dois eventos – “Mídia Livre, Internet e Redes Autônomas” e “Mídia Livre, Democracia e Paz” – Henrique teria sido ignorado por de cerca de dez pessoas que estavam na sala, não tendo nem mesmo a oportunidade de se apresentar.

Segundo seu relato, em um dado momento, um dos participantes fez uma expressão de surpresa e estranhamento a sua presença na sala. As demais pessoas presentes não fizeram nada. Segundo Athayde Motta, “Henrique saiu da sala e teve uma crise de choro ainda no interior do prédio. De volta ao hotel, o jovem teve outra crise nervosa e seus colegas de equipe tiveram que acolhê-lo”.

Diante do fato, considerado grave pela direção da ONG, um documento foi encaminhado ao Conselho Internacional do FSM.

Além do diretor Athayde Motta e do pesquisador Luiz Henrique Souza Pereira, também fazem parte da delegação do Ibase Rita Côrrea Brandão, diretora-adjunta; Manuela Amaral, coordenadora do projeto Cidadania Ativa e Acesso à Justiça; e Maria Rosinete dos Santos, supervisora de campo do projeto Cidadania Ativa e Acesso à Justiça.

Leia também o relato de Luiz Henrique Souza Pereira sobre o ocorrido.

Foto de Tomaz Silva/Agência Brasil

 

Tradução »

jepe500

slot resmi

slot

slot dana

slot zeus

slot

rejekibet

88id

jkt8

slot pg

jayaslot

slot88

oppo500

toto slot

slot777

slot maxwin

jayaslot

slot maxwin

slot mahjong

slot

slot

INK789

slot zeus