Com o apoio do Ibase, do escritório Daniel Advogados, do Fundo Social Elas e do Instituto Alziras, “Olhares Negros” é leitura obrigatória para o debate e construção de uma sociedade mais justa e antirracista. A obra é uma coletânea de crônicas escritas por Wania Sant’Anna, Helena Theodoro, Vanda Machado, Dulce Pereira, Roberta Eugênio, Kelly Tiburcio, Iara Brandão e Mariana Maiara – todas mulheres negras –, que abordam assuntos relacionados à história e cultura afro-brasileira, racismo, legado das religiões de matriz africana, violência política, democracia e participação política. Os artigos foram publicados ao longo de um ano na coluna Olhares Negros, do portal Congresso em Foco. A obra conta com as apresentações da escritora e ativista Angela Davis e da advogada criminalista internacional Patricia Sellers.
A historiadora Wania Sant’Anna, presidenta do Conselho de Governança do Ibase, tem um papel importante na publicação. “Quando fui convidada pelo jornalista Sylvio Costa para ser colunista do Portal, achei maravilhoso, mas sugeri mais mulheres para participar do projeto. Fiz o convite individualmente a cada uma e formamos o grupo. Somos oito mulheres, escritoras, intelectuais e negras. Nosso processo de criação dos artigos é coletivo, tanto que desde setembro de 2020, temos um encontro semanal para debater a pauta e falar sobre o andamento dos textos. A publicação apresenta o pensamento contemporâneo sobre a realidade”, explicou.
O livro é online, mas a novidade é que, no lançamento, todos(as) receberão um card com o QR Code para acessar a obra. “O objetivo é radicalizar e disseminar a informação”, revela Wania. Segundo ela, o livro é uma fonte de inspiração às gerações futuras. “Nós mulheres negras temos entregado, desde sempre, o melhor de nós a esse país e não somos reconhecidas em nossa dignidade e humanidade. O que escrevemos é para os nossos e nossas ao futuro para que eles sempre se lembrem dessa verdade: entregamos o nosso melhor”, finalizou.
O lançamento será apenas para convidados(as), mas o livro estará disponível em https://lp.daniel-ip.com/livro-olhares-negros, a partir de 30 de julho.