Estabelecer um diálogo mais próximo com Associações de Moradores de Favelas a partir da qualificação de indicadores produzidos pelo projeto Indicadores da Cidadania (Incid), com enfoque voltado para a atuação nas favelas do município. Este foi o objetivo específico da Roda de Diálogo que aconteceu no dia 5 de julho, no Sindicato de Metalúrgicos de Niterói. O evento teve a participação de 23 lideranças de Niterói, sendo 18 homens e apenas 5 mulheres. E faz parte de um ciclo de diálogo, realizado nos meses de junho e julho, nos municípios pesquisados pelo projeto do Ibase.
Estes indicadores são importantes nas lutas historicamente realizadas pelas Associações de Moradores de espaços populares: segurança pública (com um recorte para desigualdade social), água, esgoto e moradia. Através da roda de diálogo do Incid, que tem patrocínio da Petrobras, é possível realizar um exercício prático dos usos das ferramentas criadas pelo projeto, discutindo com o grupo formas de apropriação e utilização em suas práticas. As discussões seguiram explorando o resultado dos indicadores apresentados e correlacionando às suas vivências cotidianas, o que possibilitou uma análise crítica dos dados gerais a respeito do município de Niterói.
 

 
Na mesa que reuniu a discussão sobre o indicador de acesso à água, ficou claro que este direito não é disponibilizado de forma satisfatória para grande parte das moradias populares no município, onde ainda existe “dia e horário certo” para a entrada da água, revelando um fornecimento desigual se comparado ao abastecimento das  demais  residências da cidade.
Já no debate sobre a situação do esgotamento sanitário, apesar de Niterói figurar, na área de atuação do Incid, como o município que apresenta o menor percentual de domicílios com esgotamento sanitário inadequado, foi possível verificar que em todas as favelas ali representadas havia locais sem a implantação deste direito básico.  A frase “Segurança a todos, com verdade!” de um dos participantes da Roda de Diálogo registrada no mural, indica por onde caminhou a discussão da mesa relativa à segurança.
Na plenária final, os representantes presentes avaliaram que o Incid pode fortalecer politicamente as organizações locais e contribuir na capacidade de mobilização pela ampliação do acesso a direitos.
 

 
Foi destacada ainda a ausência de indicadores que revelem a falta de opções de acesso à cultura e ao lazer, que demonstrem questões relativas ao transporte público e a iluminação das ruas.  O tema da pesca também surgiu na plenária final, não somente apontado como questão ausente no Sistema Incid, como merecedor de encontros e discussões específicas para um diálogo agregador de mais municípios de atuação do projeto, como São Gonçalo, Maricá e Saquarema,  onde grupos  locais sobrevivem a partir deste trabalho. Assim, a equipe Incid foi convidada a participar da construção do Fórum Regional da Pesca Artesanal e estimulada a pensar indicadores sobre a pesca nos territórios. A criação de Fórum Comunitário ou Popular de Niterói ganhou bastante adesão na plenária final.
Problemas como o esgoto a céu aberto, redes transbordando ou com despejo em redes pluviais foram reiteradamente relatados.
– As Rodas de Diálogo fazem parte da etapa de enraizamento do Incid nos territórios e contribuem de forma decisiva para a conformação da rede territorial de organizações.   A proposta de qualificação dos dados, possibilitado a partir desses encontros, vem evidenciando aplicação prática dos indicadores junto os grupos sociais até aqui em diálogo com o Incid, enfatizando a importância contínua do aprimoramento do Sistema – explica Rita Brandão, pesquisadora do Ibase e membro da equipe do Incid.
Saiba mais em www.incid.org.br.
Além da presença de representante da FAMNIT – Federação das Associações de Moradores de Niterói, 21 associações estiveram representadas nesta Roda:
• Centro de Melhoramento do Morro do Bumba e Bairro Viçoso Jardim;
• Associação de Moradores de Belarmino;
• Associação de Moradores Centro Pró Melhoramento Vila Ipiranga
• Associação de Moradores do Morro do Ingá
• Associação de Moradores de Tenente Jardim
• Associação de Moradores de Maria Paula
• Associação de Moradores do Maravista
• Associação de Moradores da Beira da Lagoa – AMORBELA
• Associação de Moradores de Martins Torres
• Associação de Moradores e Amigos do Cantagalo/Parque da Colina
• Associação de Moradores do Badú
• Centro Pró Melhoramento do Viradouro
• Associação de Moradores Albino Pereira – AMALP
• Associação de Moradores da Grota
• Associação de Moradores Pró Melhoramento Bairro Engenhoca
• Associação de Moradores da Lagoinha
• Associação de Moradores do Marítimos
• Associação de Moradores da Teixeira de Freitas
• Centro Pŕo Melhoramento do Capim Melado
• Associação de Moradores de Jurujuba

Tradução »

jepe500

slot resmi

slot

slot dana

slot zeus

slot

rejekibet

88id

jkt8

slot pg

jayaslot

slot88

oppo500

toto slot

slot777

slot maxwin

jayaslot

slot maxwin

slot mahjong

slot

slot

INK789

slot zeus