Notícias

Conversatório debate novo Código da Mineração

Primeiro foi o Código Florestal. Agora é a vez de uma nova polêmica: a grande expansão da mineração no país, que ameaça inclusive terras indígenas. Os diversos movimentos sociais, ONGs e pesquisadores que debatem o tema desconfiam que o novo Código da Mineração signifique um sinal verde para a duplicação da atividade mineral brasileira nos próximos anos. O assunto será debatido na próxima segunda, dia 3/12, às 15h, no Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase).
Entre os participantes do debate, também chamado de “conversatório”, o ex-secretário de geologia e mineração do Ministério de Minas e Energia, Claudio Scliar, a pesquisadora Maria Amélia, da Universidade Federal do Pará e o especialista em questões relativas às indústrias extrativas do Revenue Watch Institute, Carlos Monge.
Essas organizações ressaltam o aspecto predatório da atividade mineradora do ponto de vista social e ambiental, destacando a quantidade de comunidades tradicionais e camponesas que serão afetadas por ela. Destacam ainda o processo de regressão econômica brasileira, com estrutura produtiva e exportadora baseada em produtos primários, como ferro, carne bovina e soja.
O Ibase convoca todos os interessados no tema a participar da reunião. A ideia do instituto é fortalecer o debate público em torno desta questão tão pouco debatida no Brasil e, ao mesmo tempo, tão importante para o modelo de desenvolvimento atual.
“O Brasil tem a maior produção mineral da América Latina, à frente de países como o Peru com uma larga tradição de atividade mineira. Apesar disso, o tema não é debatido, segue sendo um tema marginal no Brasil apesar se sua importância econômica. Debater o novo marco legal da mineração e pensar alternativas do ponto de vista da cidadania ativa é fundamental para construirmos um país menos dependente desta atividade tão predatória e darmos voz as comunidades atingidas”,  defende Moema Miranda, diretora do Ibase.
O debate acontece na sede do Ibase, que fica na Avenida Rio Branco, 124 8º andar.
Informações à imprensa:
Mariana Claudino – (21) 8133-3192

Tradução »

jepe500

slot resmi

slot

slot dana

slot zeus

slot

rejekibet

88id

jkt8

slot pg

jayaslot

slot88

oppo500

toto slot

slot777

slot maxwin

jayaslot

slot maxwin

slot mahjong

slot

slot

INK789

slot zeus