A comitiva da Cúpula dos Povos Rio+30 em reunião com Eduardo Eduardo Tavares, secretário de Fundos e Instrumentos Financeiros
Athayde Motta, diretor do Ibase e da Abong, fez parte da comitiva da Cúpula dos Povos Rio +30, que se reuniu ontem, dia 21, em Brasília, com Eduardo Tavares, secretário nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
Segundo Athayde, “a ideia da comitiva é levar ao governo uma demanda por mais debates e medidas efetivas que protejam as pessoas e os recursos naturais”. No encontro também foi entregue a Eduardo Tavares um documento com resultado das reflexões coletivas realizadas por entidades da sociedade civil e organizações de base no “Círculo de Vozes e Saberes“.
Organizada por entidades da sociedade civil e movimentos sociais de vários países, a primeira Cúpula dos Povos aconteceu em junho 2012, em um evento paralelo à Rio+20, encontro que que marcou os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e contribuiu para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.
Dez anos depois, em 2022, a sociedade civil se organizou novamente para gerar reflexões sobre justiça, clima, diversidade, terra, trabalho, teto e pão em defesa da vida e da soberania dos povos. O Ibase faz parte da comissão facilitadora da Cúpula dos Povos Rio+30.
Mais informações aqui.