Notícias

Clima do planeta é o tema de live do Ibase

Dia 14 de julho, das 17h às 19h, acontece a primeira edição do “Ciclos Ibase” sobre os impactos das indústrias extrativas no clima do planeta. O encontro marca o lançamento do estudo “Atividades extrativas no Brasil e mudanças climáticas”, encomendado pelo Ibase ao biólogo Júlio César Holanda Araújo, mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. A transmissão será ao vivo, pelo Facebook e Youtube do Ibase. O documento, inédito e realizado em 2021, aponta quais as contribuições diretas e indiretas do setor extrativo no país, os impactos negativos dessa atividade, as adaptações às mudanças climáticas, transparência e incidência da sociedade civil, além de levantar e sugerir alternativas de adequação do setor. 

O objetivo desse primeiro “Ciclos Ibase” é ampliar o debate sobre as relações entre extração, processamento e exportação de petróleo, gás natural, minérios e madeira com as mudanças climáticas. Na opinião de Athayde Motta, diretor do Ibase, “este é um documento no estilo primer, que inaugura questões ainda pouco debatidas no Brasil. O debate sobre as indústrias extrativas no Brasil e seus impactos nas mudanças climáticas é uma contribuição que o Ibase quer dar para que esses temas possam ser monitorados pela sociedade civil.” 

Além do biólogo Júlio César Holanda Araújo, participa da live o antropólogo peruano Carlos Monge, do Natural Resource Governance Institute, de Nova Iorque, também autor de um estudo sobre o tema, em âmbito internacional.  Como assessor  da Rede Latino-americana sobre as Indústrias Extrativas (Rlie), Monge publicou o caderno “Atividades extrativas e aquecimento global. Demandas por transparência e propostas políticas” que será também apresentado no encontro.    

Como comentarista das duas abordagens, estará a pesquisadora Maureen Santos, atual coordenadora do Grupo Nacional de Assessoria da ONG Fase e especialista em mudanças climáticas, com ênfase nos temas floresta e agricultura. A mediação será da pedagoga Nahyda Franca, especialista em educação ambiental e ativista do Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental (FMCJS).  

O Ciclos Ibase faz parte do projeto “Pesquisa aplicada e advocacy para garantir medidas de redistribuição de impostos e royalties de mineração”, realizado pelo Ibase de abril de 2019 a março de 2021, com apoio da Fundação Ford. Além dessa edição, serão realizados mais dois encontros sobre a questão das indústrias extrativas no Brasil e no mundo, com datas a definir. 

Saiba mais sobre os participantes 

Júlio César Holanda Araújo, biólogo, mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ). Tem experiência na área de Ecologia Política, com ênfase em aspectos sociais e ambientais do planejamento, atuando principalmente nos seguintes temas: energia eólica, energias alternativas, conflitos socioambientais e mudanças climáticas. 

Carlos Monge, peruano, antropólogo pela Pontifícia Universidade Católica do Peru e doutor em História Latino-Americana pela Universidade de Miami. De janeiro de 2007 e julho de 2019 foi diretor para a América Latina no Natural Resource Governance Institute, em Nova Iorque. Atualmente é conselheiro da mesma instituição e pesquisador associado da Desco e consultor da Grade, em Lima, Peru. 

Maureen Santos, coordenadora do Grupo Nacional de Assessoria da Fase. É professora do quadro complementar do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio e coordenadora da Plataforma Socioambiental do BRICS Policy Center, um think tank da PUC-Rio. É ex-coordenadora do programa Justiça Socioambiental da Fundação Heinrich Böll no Brasil. Possui mestrado em Ciência Política pelo IFCS/UFRJ e bacharelado em Relações Internacionais. Desde 2008 acompanha as negociações no âmbito da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em particular os temas floresta e agricultura. Maureen é colaboradora da Ninja ambiental e apresentou nas últimas três temporadas o programa Ecoinspiração pelo canal da Midia Ninja no youtube.  

Nahyda Franca, pedagoga, mestra em Educação pela PUC-Rio, especialista em Educação Ambiental. Atua em Planejamento e Avaliação de Programas de Educação Ambiental e na assessoria a Programas de Desenvolvimento Comunitário de territórios específicos com foco nas questões de conflitos socioambientais, mudanças climáticas e populações tradicionais. É ativista do Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental (FMCJS)

Mais informações: comunicacao@ibase.br 

Links da transmissão: Facebook e Youtube do Ibase 

Tradução »

jepe500

slot resmi

slot

slot dana

slot zeus

slot

rejekibet

88id

jkt8

slot pg

jayaslot

slot88

oppo500

toto slot

slot777

slot maxwin

jayaslot

slot maxwin

slot mahjong

slot

slot

INK789

slot zeus