Notícias

Cientistas e ativistas realizam a Caravana Territorial da Bacia do Rio Doce

Por Abrasco e Ibase
Da nascente à foz, a Bacia do Rio Doce recebe, desde ontem e até o dia 16, a Caravana Territorial da Bacia do Rio Doce. Cerca de 150 pessoas vão percorrer as margens, as histórias e as resistências e na bagagem dessa Caravana as injustiças e os impactos causados pelo maior crime-tragédia da mineração brasileira: o rompimento da barragem de rejeito de mineração da Samarco (BhP/Vale), em Mariana (MG), em novembro de 2015. Ao final, em Governador Valadares, município onde as quatro rotas do evento se encontrarão, atividades serão realizadas contra a invisibilidade e impunidade do crime que, dia 5 de abril, completa 5 meses. Mariana Brito, do projeto Mineração em debate: consolidando um campo pós-extrativsta no Brasil, Ibase, está participando da Caravana.
A caravana é organizada por mais de 40 organizações da sociedade civil, dentre elas o Ibase, a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), a Articulação Mineira de Agroecologia (AMA), a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), a Associação de Geógrafos Brasileiros (AGB), os Movimentos Sociais (MAB, MST, MPA, MAM), as universidades (como a UFV, UFJF, UFES), entre outras organizações locais.
Seu objetivo é construir convergências; agregar e mobilizar forças da sociedade civil organizada, assim como; reunir e articular leituras populares e críticas sobre as causas e consequências da tragédia/crime. Busca discutir alternativas com a sociedade para que novas tragédias não se repitam; que os direitos das populações possam ser respeitados; que o Estado cumpra seu papel de defesa do meio ambiente e da saúde, e, que os responsáveis sejam punidos.
Além de mobilizar e registrar denúncias das violações de direitos das comunidades atingidas, a Caravana vai anunciar alternativas que avancem na recuperação socioambiental da região, e apontem para o fortalecimento de atividades produtivas e econômicas mais sustentáveis, solidárias e saudáveis, como a agricultura familiar, camponesa e agroecológica.
Nos dias 15 e 16, as rotas que sairam das regiões do alto, médio e baixo rio Doce estarão reunidas em Governador Valadares (MG) para a culminância do encontro. Momento aberto à participação de todos interessados onde serão sistematizadas e apresentadas as experiências visitadas, realizados os debates políticos sobre mineração, desenvolvimento e água, além dos atos públicos.
 
Secretaria da Caravana Territorial da Bacia do Rio Doce
Telefone para contato: (21) 2253-8317 (ramal 246/231) – Morgana: (21) 98805-0561
Comissão Local: Bianca (31) 7301-0470 e Reinaldo (33) 9146-7117
 Confira a página da caravana nas mídias sociais

Tradução »

jepe500

slot resmi

slot

slot dana

slot zeus

slot

rejekibet

88id

jkt8

slot pg

jayaslot

slot88

oppo500

toto slot

slot777

slot maxwin

jayaslot

slot maxwin

slot mahjong

slot

slot

INK789

slot zeus