Rio de Janeiro, 26 de outubro de 2014
2013 - presidente vargas
Por Cândido Grzybowski, Itamar Silva e Moema Miranda
Diretores do Ibase

Presidenta Dilma Rousseff
O Ibase a parabeniza pelo segundo mandato presidencial que, no dia de hoje, lhe concedeu a cidadania. É uma vitória eleitoral que expressa o reconhecimento do que vem fazendo o seu governo em continuidade às políticas iniciadas pelo Presidente Lula e a coligação de forças lideradas pelo PT nos últimos 12 anos. Mas é também um novo compromisso democrático que a Senhora, Presidenta Dilma, assume com quem lhe deu o voto e, extensivamente, com toda a cidadania do Brasil. O que dá sentido e vitalidade à democracia são instituições e representantes políticos em sintonia fina com a cidadania, detentora do poder instituinte e constituinte, como reconhece a nossa constituição.
A conjuntura brasileira e o processo eleitoral revelam uma cidadania mais exigente, que desafia as suas instituições e políticas a aprofundar mudanças para maior justiça social, universalização de direitos e formas econômicas ambientalmente mais justas e renováveis e de organização sociocultural da vida. Na visão do Ibase, é fundamental apostar o máximo em pactos políticos para além de interesses específicos, que garantam um processo virtuoso de mudanças democráticas. O que esta eleição em vários níveis e em dois turnos mostrou de mais urgente é a necessidade de revitalização da própria democracia e da sua institucionalidade para que a nação se reencontre em sua diversidade e energia.
O Ibase vê como um compromisso para o seu novo mandato presidencial e para as forças políticas expressas no Congresso Nacional a necessidade de participação da sociedade em torno de um conjunto de reformas institucionais que possam desemperrar a própria democracia. Apontamos aqui as mais evidentes:
• Reforma do Sistema Político, resgatando o seu sentido de “bem comum democrático”, de espaço de disputa e construção do sentido de viver em coletividade, dos projetos de sociedade, dos direitos de cidadania, das condições institucionais e das políticas necessárias;
• Reforma Tributária, no sentido de justiça social e reequalização do que a estrutura econômica e social gera como desigual, reforma para financiar o que é necessário para garantir pelo Estado federado tanto os “comuns” como os direitos de todas e todos, sem discriminação, através de políticas universalizantes de saúde, saneamento, educação, cultura, transporte, entre outras;
• Reforma da Segurança, a começar pela transformação profunda das instituições e da cultura dominante nas polícias, para que o direito civil e político de segurança de toda a sociedade sem discriminação, seja a regra e não a exceção;
• Democratização da Mídia, com controle social, para que a liberdade de expressão, como direito, combine com a diversidade da cidadania e não fique restrita ao poder econômico.
Presidenta Dilma, o Ibase, como organização de cidadania ativa, reafirma publicamente o seu solidário engajamento em todos os processos que aprofundam a democracia e criam condições de sustentabilidade socioambiental no Brasil. Continuaremos politicamente ativos, no intuito de dar nosso apoio e cobrar sempre que for preciso.

Tradução »

jepe500

slot resmi

slot

slot dana

slot zeus

slot

rejekibet

88id

jkt8

slot pg

jayaslot

slot88

oppo500

toto slot

slot777

slot maxwin

jayaslot

slot maxwin

slot mahjong

slot

slot

INK789

slot zeus