Iniciativa irá ajudar na alimentação de crianças de 0 a 6 anos

A campanha Prato Cheio de Sonhos é uma ação do Ibase, em parceria com doze organizações sociais: AbracoCampeaoCentro Cultural Oca dos Curumins,  Educap, Escola QuilombistaDandara dos PalmaresInstituto Raízes em Movimento, Na Ponta dos Pés, Núcleo de Estimulação Estrela de Maria, Projeto Compartilhar Conhecimento, Projeto Resgatando a Inocência, Jardim Escola Estrelinha, Vidançar e Descolando Ideias – todas situadas no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro.

Durante os meses de novembro, dezembro de 2022 e janeiro de 2023, 660 crianças de 0 a 6 anos receberão o valor de R$150/mês para incentivar uma alimentação saudável e de qualidade nutricional comprovada. Os valores serão repassados por meio de um cartão eletrônico, que será entregue aos responsáveis por essas crianças. Todo o cadastro das crianças beneficiadas foi feito com base em informações das organizações locais parceiras do Ibase: “Esse é um grande diferencial da iniciativa: estabelecemos o diálogo com o território e de forma conjunta estamos definindo todas as ações da campanha” – explica Rita Corrêa Brandão, diretora do Ibase.

O lançamento oficial da campanha Prato Cheio de Sonhos será no dia 15 de novembro, às 10h, em um evento na Vila Olímpica do Complexo do Alemão. “Vamos repassar quase 300 mil reais em cartões alimentação, o que nos dá a possibilidade de três meses de campanha. Mas queremos mobilizar doações de pessoas e empresas para ampliar nossa ação para outras comunidades” – complementa Rita Corrêa Brandão.

A escolha pela faixa etária de 0 a 6 anos deu-se pelo fato de ser justamente nesse grupo que ficam mais evidentes os prejuízos que a fome e a insegurança alimentar causam no desenvolvimento psicoemocional, comportamental e intelectual da criança. “Quando uma criança não é bem alimentada, ela perde a chance de um futuro melhor. Não há como recompor o déficit que se estabelece durante a primeira infância. A criança perde o seu futuro individualmente; e o Brasil está perdendo coletivamente a chance de ver jovens e adultos se desenvolvendo, atuando e produzindo em prol da sociedade” – ressalta Athayde Motta, diretor do Ibase e da Abong.

Doações para a campanha Prato Cheio de Sonhos podem ser feitas aqui. Os recursos já disponíveis para a primeira etapa são oriundos da agência de cooperação alemã Pão para o Mundo.

Tradução »