O Ibase começa hoje as atividades da Semana Betinho. Entre os convidados das rodas de conversa, antigos parceiros de trabalho e de mobilizações. A “Semana Betinho – 20 anos de lembranças e saudades”, será realizada de 7 a 9 de agosto, no Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro, sempre às 17h. Além do Ibase, outras instituições também irão realizar eventos para lembrar e celebrar a vida e o legado do sociólogo.
No dia 09, a Coppe/UFRJ e a Coep – Comitê de Entidades de Combate à Fome e pela Vida, trarão a memória de Herbert de Souza com o evento “Celebrar Betinho”. Entre os convidados estão o filósofo e teólogo Leonardo Boff e Maria Nakano, esposa de Betinho. Como parte da programação, há ainda o lançamento de um site, com informações sobre a vida e a atuação de Betinho, e o Prêmio Betinho Imagens de Cidadania, que selecionará vídeos de até três minutos que celebrem cinco princípios da democracia: igualdade, diversidade,
Também no dia 09 de agosto, data em que se completam 20 anos da morte de Betinho, a Articulação Nacional de AIDS – ANAIDS, que reúne os Fóruns Regionais e Estaduais de ONGs/AIDS, a Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS e o Movimento Nacional de Cidadãs Positivas, irá realizar o Dia Nacional de Mobilização contra o Desmonte das políticas de controle da AIDS no Brasil. Neste dia, atividades em vários estados irão lembrar a luta de Betinho e protestar contra os retrocessos na resposta à AIDS. As ações também pretendem denunciar a alta taxa de mortalidade de pessoas vivendo com AIDS (de cerca de 15 mil pessoas por ano), os recentes episódios de falta de medicamentos e o corte de recursos para o tratamento e controle da doença. Ao final do dia, às 18h, o Fórum de ONGs/AIDS do Rio organizará uma vigília na Cinelândia.
A Ação da Cidadania, instituição também criada por Betinho, escolheu o dia 12 de agosto para realizar o “#Ocupação, um dia para lembrar e agir”. Nesta data, além de trazer as memórias das causas apoiadas por Betinho, a entidade também irá se mobilizar pela manutenção de sua sede, localizada na região portuária da cidade, alvo recente de uma ação de despejo movida pela Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.