Para marcar os 90 anos que o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, completaria em 2025, o Ibase (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas) realiza no dia 18 de dezembro, às 17h, uma edição especial de sua tradicional Análise de Conjuntura. O encontro acontece no Alfa Bar e Cultura (Rua do Mercado, 34 – Centro do Rio) e terá como tema “Como levar adiante o legado de Betinho frente ao avanço da extrema direita no país”.
A escolha do bar como espaço de debate é parte das homenagens ao fundador do Instituto, que acreditava que “toda conversa fica melhor com cerveja”. Reafirmando essa filosofia, o Ibase promove um ambiente descontraído e ao mesmo tempo comprometido com a reflexão crítica, reunindo instituições que têm Betinho como fundador e/ou referência para compor a conversa.
Metodologia histórica do Ibase, a Análise de Conjuntura é um espaço aberto de diálogo sobre os rumos da sociedade brasileira. Para Betinho, esses debates são “uma mistura de conhecimento e descoberta, uma leitura especial da realidade, que se faz sempre em função de alguma necessidade ou interesse”. As edições deste ano retomam esse espírito para discutir desafios contemporâneos e caminhos possíveis diante do crescimento da extrema direita no país.
A atividade é aberta ao público.


