Notícias

Núcleos de Integração: desenvolvimento local é um dos objetivos do projeto

Mogi da Cruzes (SP), Ibiraci (MG), Foz do Iguaçu (PR), Angra dos Reis e Itatiaia (RJ). Entre os meses de outubro e novembro deste ano, o Ibase visitou as cinco cidades que fazem parte do projeto Núcleos de Integração Comunitária, realizado pelo Instituto em parceria com a Eletrobras. 

As visitas tiveram como objetivo apresentar as atividades que serão desenvolvidas e as primeiras ações em relação ao processo de construção dos projetos de referência. Também faz parte da nova etapa da iniciativa o processo de consolidação dos fóruns comunitários em cada território. 

“Todas essas ações visam o fortalecimento destes atores coletivos locais. Dessa forma, com as as comunidades com suas identidades fortalecidas e reconhecendo seus interesses e necessidades, contribuímos para o desenvolvimento local”, explica Robson Aguiar, pesquisador do Ibase.

Os Núcleos de Integração Comunitária são um sistema de ações coordenadas que ajudam no desenvolvimento local. O princípio básico é o de integrar e tornar mais dinâmicas as relações entre indivíduos, grupos comunitários, agentes públicos e outros representantes locais.

Além disso, outro ponto fundamental da metodologia é promover o desenvolvimento local sustentável baseado na cooperação e na parceria entre a comunidade, ciente de seus problemas e com suas demandas organizadas e refletidas conjuntamente, e setores do governo, empresariado, instituições da sociedade civil e grupos sociais.

Desenvolvido pelo Ibase em 2005 e 2006 com a implantação dos primeiros Núcleos de Integração, o método já foi utilizado em 18 cidades brasileiras: nove em Minas Gerais, duas no Espírito Santo, uma no Rio de Janeiro, uma em Goiás e uma no Mato Grosso. 

Rita Corrêa Brandão, diretora do Ibase, afirma que esta é uma metodologia que carrega a marca da instituição. “O método dos Núcleos se baseia na reflexão conjunta acerca da situação social local e na construção coletiva e pactuada de instrumentos de qualidade que despertam a necessidade da ação cidadã para implantar processos de mudança.  As condições para se conseguir um desenvolvimento local de base comunitária são criadas à medida que as comunidades se organizam, examinam seus próprios problemas, discutem suas prioridades e buscam soluções junto aos órgãos competentes e a parceiros”, define.

Tradução »

jepe500

slot resmi

slot

slot dana

slot zeus

slot

rejekibet

88id

jkt8

slot pg

jayaslot

slot88

oppo500

toto slot

slot777

slot maxwin

jayaslot

slot maxwin

slot mahjong

slot

slot

INK789

slot zeus