Notícias

Segurança alimentar: Ibase participa de encontro nacional de pesquisa sobre o tema

O Ibase participou do 6° ENPSSAN – Encontro Nacional de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, ocorrido na quarta-feira (11) na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). A pesquisadora Joice Lima apresentou os dados sobre insegurança alimentar no Complexo do Alemão, um recorte da pesquisa sobre Indicadores de Cidadania do local.

De acordo com o levantamento, lançado em outubro do ano passado, 80% das pessoas da região convivem ou já conviveram com algum nível de insegurança alimentar nos últimos anos.

Os dados sobre a alimentação infantil, de crianças de 0 a 6 anos, também preocupam: 48% das famílias vivenciaram a falta de dinheiro para comprar comida, não alimentando as crianças de forma suficiente.

A pesquisadora Joice Lima, do Ibase, coordenou o processo da pesquisa junto aos moradores do Alemão e contou a importância do ENPSSAN para a divulgação científica.

“O ENPSSAN é um evento muito importante, porque trata de um assunto fundamental: a insegurança alimentar. Trouxemos um recorte da grande pesquisa realizada no Complexo do Alemão, que teve um impacto enorme quando divulgada. É um prazer estar nesse evento e ver outras pesquisas sobre assuntos relacionados à fome”, relatou.

Em breve, o Ibase lançará a pesquisa ‘Novos Olhares sobre Transformações Urbanas’, cujo objetivo é avaliar os impactos de programas sociais como Morar Carioca e Favela Bairro em comunidades do Rio de Janeiro.

Tradução »