Por Hendel Gomes
Da Fiocruz
A Fiocruz comemora em 2016 o aniversário de 30 anos de duas unidades: a Casa de Oswaldo Cruz (COC) e o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict). Como parte da comemoração, foi realizado, ontem, o seminário “Fome, Epidemia e Mobilização Social”, que contou com a participação de Francisco Menezes, coordenador do Ibase. Além do seminário, houve a exibição do filme Betinho – A Esperança Equilibrista, dirigido por Victor Lopes, seguida de debate com Daniel Souza, filho do personagem-título que lutou pelos direitos humanos e criou o projeto Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida.
“A Casa de Oswaldo Cruz e o Icict são criações inovadoras da Fiocruz contemporânea. Trouxeram contribuições significativas e originais ao afirmar o lugar da história, da memória, da divulgação científica, da comunicação e da informação para as reflexões sobre o desenvolvimento do País e seu sistema público de saúde”, afirmou o diretor da COC, Paulo Elian.
A extensa programação inclui a inauguração da exposição Betinho – Defensor de Minorias, baseada em parte do Acervo da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (Abia), e a aula inaugural conjunta com os temas “Cuando los enfermos se organizan, protestan y hasta hacen huelgas”, que contará com o professor de História da América Latina do Swarthmore College, o argentino Diego Armus; e “Do combate à fome à superação da pobreza”, que terá a participação do economista Francisco Menezes, consultor do Programa Mundial de Alimentos da ONU. O mediador será Paulo Buss, coordenador do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz e ex-Coordenador da Comissão Nacional de Determinantes Sociais da Saúde. A aula conjunta faz parte do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS/COC) e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS/Icict).
Estarão presentes a vice-Presidente de Ensino, Informação e Comunicação (VPEIC) da Fundação, Nísia Trindade Lima, o diretor da COC, Paulo Elian, e o diretor do Icict, Umberto Trigueiros. Além deles, participarão a vice-diretora de Pesquisa, Educação e Divulgação Científica da COC, Magali Romero Sá, e o vice-diretor de Pesquisa e Ensino do Instituto, Josué Laguardia.
Trigueiros lembra que, no dia sete de abril, hoje, completam-se 30 anos da criação do Icict. “O instituto nascia no bojo da grande reforma inovadora empreendida pelo sanitarista Sérgio Arouca, com a sua chegada à Presidência da Fiocruz. Eram os tempos da redemocratização do Brasil, da luta pela reforma sanitária, da 8ª Conferência Nacional de Saúde, de apresentar propostas para a construção do SUS a partir de um conceito ampliado do que significa saúde para a população, de sua relação com os direitos sociais e com a democracia. Hoje, temos expertise acumulada no campo da informação e da comunicação, na formulação e no desenvolvimento de iniciativas determinantes para o SUS “, completou o diretor.

Tradução »

jepe500

slot resmi

slot

slot dana

slot zeus

slot

rejekibet

88id

jkt8

slot pg

jayaslot

slot88

oppo500

toto slot

slot777

slot maxwin

jayaslot

slot maxwin

slot mahjong

slot

slot

INK789

slot zeus