Criado em 2001em contraposição ao Fórum Econômico de Davos (Suíça), o Fórum Social Mundial completará 15 anos articulando inúmeros atores de diversas matizes da luta anti-capitalista. E para marcar a data, o Fórum Social Temático, que acontecerá em porto Alegre entre os dias 19 e 23 de janeiro, terá como foco dos debates um balanço das lutas de resistência em todo o mundo, das políticas alternativas implatadas em vários países e da crise civilizatória que assola o planeta
Desde seu surgimento, a conjuntura mundial sofreu inúmeras mudanças sejam com iniciativas ou experiências positivas, ou também por pontos que recrudescem ainda mais a opressão contra as camadas mais pobres da ppopulação. Crise econômica, mudanças climáticas, a questão dos imigrantes, garantia de direitos para mulheres, negros, povos originários e LGBTs, dentre tantas outras questões expõem o quanto esta iniciativa de articulação internacional ainda é necessária.
Para avançar neste debate o evento contará com presenças como a de Ada Colau (prefeita de Barcelona e militante de movimentos pela moradia), do Socólogo Português Boaventura de Souza Santos, do teólogo Lonardo Boff, da militante feminista Maria da Penha entre outros ativistas do Brasil e do mundo. Além disso, também estarão presentes os ex-presidentes de Brasil e Uruguai, Luis Inácio Lula da Silva e Pepe Mujica.
Saiba mais sobre o evento aqui.