Notícias

Pão para o Mundo vem ao Rio debater estratégias

Na última semana o Ibase sediou, por cinco dias, a reunião do Grupo de Referência Global da agência Pão para o Mundo (Brot für dia Welt). O encontro é realizado sistematicamente com representantes de diversos países onde a organização apoia e desenvolve projetos. Eles vieram conhecer e compartilhar a experiências e conhecimentos desenvolvidos pelas organizações parceiras, além de acessar novas ideias e conceitos para o trabalho da Pão para o Mundo.
O grupo visitou o Movimento Raízes em Movimento, no Conjunto de Favelas do Alemão, onde conheceram o trabalho que vem sendo liderado por Alan Brum. Além de Cândido Grzybowski, sociólogo e diretor do Ibase, que é membro do GRB, estiveram presentes Tobias Traut, Anne Schwartz e Harald Keuchel, da Pão para o Mundo, e os membros do grupo de referência Sushant Agrawal, diretor da Voluntários da Igreja para a Ação Social (CASA), da Índia; Sema Genel Karaosmanoğlu, diretora executiva do Apoio à Vida – STL, da Turquia; e o pastor Tolbert Thomas Jallah Jr. secretário geral da Federação dos Conselhos e das Igrejas Cristãs na África Ocidental (FECCIWA), do Togo.
Além de debater os novos paradigmas sociais (direitos humanos e aos bens comuns) o grupo também refletiu sobre como os movimentos sociais podem emergir com mais força, e como a Pão para o Mundo pode contribuir com este processo. Para o grupo, a partir da conscientização coletiva, a instrumentalização de ferramentas de informação e de comunicação podem ajudar na construção da democracia, do local para o global.
 

Tradução »