Atividades

Cidades, Territórios, Justiça socioambiental e cidadania

Acompanhamento na temática Mega eventos e a Questão urbana

Objetivo: Contribuir para integrar o direito à cidade e aos territórios para todas e todos seus habitantes, defender e promover os direitos humanos e apoiar as demandas e lutas dos excluídos e marginalizados.

Parceiros: Poder Público (esferas municipal, estadual e federal), Movimentos Sociais Urbanos, ONGs, Universidades, Movimentos Populares e organismos internacionais.

Financiamento: Pão para o Mundo

Equipe:
Itamar Silva (coordenação)
Michael Weis (cooperante)

Programa Brasil Próximo

Objetivos: Apoiar os processos de democracia participativa e políticas sociais nos territórios de Serra das Confusões (PI) e na Baixada Fluminense (RJ) e se propõe a experimentar, nos territórios identificados, ações que consolidem políticas sociais baseadas na lógica do Pacto Territorial a partir das necessidades e dos recursos disponíveis nos territórios. Na Baixada Fluminense o foco é nas políticas de juventude.

Parceiros: Presidência da República – SG, Secretaria Nacional da Juventude; Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro; municípios da Baixada Fluminense: São João de Meriti, Nova Iguaçu, Mesquita e Queimados. Se Essa Rua Fosse Minha – SER; Fórum Permanente de Gestores de Cultura da Baixada Fluminense; Sesc São João de Meriti; CISP.

Financiadores: Ministério Exterior da Itália (MAI) e cofinanciamento das regiões italianas: Marche, Umbria, Emilia Romana, Toscana e Ligúria.

Equipe:
Itamar Silva

Fórum de Juventudes do Rio de Janeiro (FJRJ) e articulações

Objetivo: Articulação e participação de jovens, organizações juvenis, coletivos de juventudes e rede de pessoas que lutam pela garantia de direito das juventudes.

Parceiros: Grupo Eco/ Santa Marta/ Botafogo, Instituto de Formação Humana e Educação Popular/ Campo Grande, FASE-Rio / FASE-Recife / FASE-Pará, Koinonia, Viva Rio, Ação Educativa e Diaconia, CAMTRA, CEDAPS, Escola de Gente, Grupo Conexão G, Núcleo de Estudos Urbanos/FEUC, Fórum de Juventude do Rio de Janeiro.

Financiador: Institucional

Participantes:
Marina Ribeiro
Camila Nobrega

Democracia, debate público e reforma política

Coletivo de comunicadores populares

Objetivos: Articulação política, auxílio na formulação de textos e atividades coletivas visando à democratização da comunicação no Brasil e formulação de reportagens para o Canal Ibase com pautas prioritárias e de pouca visibilidade na mídia comercial.

Parceiros: movimentos sociais, organizações parceiras de projetos e/ou atividades do Ibase

Financiamento: Institucional/Plano Estratégico

Participante: Camila Nobrega

Fórum de combate à violência contra a mulher

Objetivo: Participar em reuniões, articulação política, auxílio na formulação de textos, proposição de pautas para a mídia. Produção de reportagens para os sites Canal Ibase e Ibase com foco em pautas prioritárias para o fórum e de pouca visibilidade na mídia comercial.

Parceiros: movimentos sociais, organizações parceiras de projetos e/ou atividades do Ibase

Financiamento: Institucional/Plano Estratégico

Participante: Marina Ribeiro

Engajamento na Coalizão pela Reforma Política Democrática

Objetivo: Consolidar e ampliar a mobilização da Sociedade Civil Organizada na luta pela Reforma Política.

Parceiros: Representantes dos movimentos sociais e ONGs e ativistas

Financiamento: Institucional/Plano Estratégico

Participantes:

Moema Miranda
Sandra Juan
Equipe Ibase

Conversatórios sobre temas da conjuntura

Objetivos: Investir em análises de conjuntura e debates compartilhados entre todos, inclusive com diferentes colaboradores externos, visando o desenvolvimento de um pensamento estratégico ousado e criativo.

Parceiros: Representantes dos movimentos sociais e ONGs, ativistas, formadores de opinião, organizações parceiras de projetos e/ou atividades do Ibase

Financiamento: Institucional/Plano Estratégico

Participantes:
Equipe Ibase

Apoio ao Fórum Social Mundial

Objetivo: Fortalecer os espaços de articulação e debate de movimentos altermundialistas e ampliar a capacidade da cidadania planetária de criar alternativas ao modelo hegemônico.

Parceiros: entidades e redes componentes do Conselho Internacional do FSM.

Financiamento: Institucional/Plano Estratégico – e apoios específicos relacionados a eventos (caso a caso).

Equipe:
Moema Miranda

VIII Plataforma Ibase 2015 – “Resistências e Insurgências Cidadãs no Brasil e no Mundo”

Objetivo: Com uma perspectiva socioambiental e democrática, visando tanto o enfrentamento da globalização puxada pelos negócios, geradora de desigualdades sociais e destruição ambiental, como a mudança de paradigma civilizatório, avaliar a possibilidade de mapear, analisar, debater e fortalecer as iniciativas de resistência e insurgência da cidadania na atualidade e publicizar periodicamente nas redes sociais um documento digital de impacto a respeito.

Financiamento: Institucional/Plano Estratégico e patrocínio de empresas publicas

Equipe:
Cândido Grzybowski e equipe Ibase

Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas
Rua Senador Dantas, 40 - 2º andar - Centro - Rio de Janeiro · Telefone: + 55 (21) 3528-3535
Voltar para o Topo
Share This