O direito à vida segura das mulheres e os instrumentos de acesso à justiça para garantir esse direito são os temas do curso de formação promovido pelo Ibase a partir de 06 de outubro. Ao todo, serão cinco encontros que irão trazer temas como violência sexual e física e direito à saúde reprodutiva. Para se inscrever, clique aqui.
Para promover o debate, o Ibase convidou especialistas em cada tema. Iara Amora, militante feminista e assessora parlamentar, e Gabriela Azevedo, do movimento Mães e Crias na Luta, estarão na aula inaugural e farão a introdução ao tema direito à vida segura das mulheres. Marisa Chaves, do Movimento de Mulheres de São Gonçalo, e Raquel Alves, pesquisadora da Faculdade Nacional de Direito (FND) da UFRJ, irão debater questões ligadas à violência sexual. O direito à saúde reprodutiva será o tema tratado por Lúcia Xavier, da ONG Criola, e por Luciana Boiteux, professora da FND/UFRJ.
Sandra Maria Pinheiro Ornellas, delegada do Departamento-Geral da Polícia de Atendimento à Mulher, e Solange Pires Revorêdo, do Grupo de Apoio à Mulher (GRAM), irão debatem questões relacionadas à violência física. Já no último dia do encontro, o acesso à justiça será o tema tratado por Flavia Brasil Barbosa do Nascimento, Coordenadora de Defesa dos Direitos da Mulher da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, e por Laize Benevides, advogada popular e pesquisadora da FND/UFRJ.
O curso tem vagas limitadas e a a inscrição é aberta a todos/as. O Ibase encoraja a participação de mulheres negras e mulheres de favelas e periferias.
A formação “Direito à vida segura das mulheres” é parte de uma parceria feita com a Universidade de York e compõe as atividades do projeto Cidadania Ativa e Acesso à Justiça, realizado pelo Ibase, em parceria com o coletivo Brota na Laje e o Fórum Comunitário de Jardim Gramacho, com apoio do International Development Research Centre – IDRC.
Comentários 2
Não são permitidos comentários.
Ludmila
30 de setembro de 2021Não tem o link para inscrição no curso…
comunicacao
1 de outubro de 2021Olá, Ludmila.
Tem sim ;). Logo no primeiro parágrafo.
De qualquer modo, a gente repete o link aqui: https://forms.office.com/r/NBfaC0ZqYv