Notícias

Sociedade civil avalia Novo Código da Mineração

O ‘Comitê em defesa dos territórios frente à mineração’, que reúne 48 entidades, entre elas Justiça nos Trilhos, Movimentos de Atingidos pela Mineração (MAM). Ibase, Inesc e Fase, promoveu o seminário “Avaliação da proposta do Código da Mineração”, que aconteceu na semana passada e contou com o apoio da Ajuda da Igreja Norueguesa (AIN). A ideia foi elaborar propostas de emendas ao documento e uma agenda de iniciativas que faça frente à atividade mineradora.
O pesquisador do Ibase Carlos Bittencourt, um dos organizadores do evento, se reuniu antes do evento com os deputados do PSOL Chico Alencar, Jean Willys e Ivan Valente, e Padre Tom, do PT, além de membros da Comissão de Minas e Energia responsáveis pela primeira tramitação do projeto do Novo Código no Congresso.
– Após a apresentação da Código, sem qualquer participação dos movimentos sociais e sociedade civil, as entidades integrantes do Comitê vão se reunir para fortalecer e fazer valer as suas proposta de maior transparência no processo de elaboração do Novo Código e respeito ao direito das comunidades afetadas de opinarem sobre as instalações de empreendimentos em em seus territórios – comentou o pesquisador.
O seminário contou com a participação de representantes de todas as entidades integrantes do Comitê e teve a participação de especialistas em mineração, como o professor Bruno Milanez, da Universidade Federal de Juiz de Fora, e Jane Vogt, pesquisadora norueguesa da área de extrativismo mineral.
 

Tradução »

jepe500

slot resmi

slot

slot dana

slot zeus

slot

rejekibet

88id

jkt8

slot pg

jayaslot

slot88

oppo500

toto slot

slot777

slot maxwin

jayaslot

slot maxwin

slot mahjong

slot

slot

INK789

slot zeus