O Ibase assiste estarrecido à tentativa de golpe por terroristas de extrema-direita que destruíram o patrimônio público e invadiram prédios dos três poderes da República.
A entidade repudia veementemente os atos contra o Estado Democrático de Direito que violam a Constituição Federal.
Nos juntamos a todas as organizações da sociedade civil de defesa de direitos, movimentos sociais, desassistidos e os defensores da democracia como valor máximo da sociedade, para dizer que o Ibase estará sempre a favor da democracia e que o terrorismo jamais vencerá.
A depredação de prédios públicos e de patrimônio cultural brasileiro nas sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e a inação e omissão de parte das autoridades competentes, exigem apuração e punição exemplar dos responsáveis, na forma da lei e sob o devido processo legal.
Esses atos fazem parte da ameaça crescente trazida por Jair Bolsonaro à democracia. Desde a sua vitória, está claro que o apreço pelo voto e pela vontade popular não eram parte de sua cartilha de horrores.
De maneira rápida e progressiva, o governo Bolsonaro erodiu as instituições brasileiras, sempre com o objetivo de golpear a democracia. Para isso tem tido apoio de parcelas dos militares, das igrejas fundamentalistas, de partidos fisiológicos de direita e de parcelas da mídia corporativa.
Por meio de instrumentos de comunicação e estratégias de manipulação, o governo de Bolsonaro deu à mentira a capacidade de disputar espaço com fatos da realidade; convenceu aqueles já inclinados ao conservadorismo que uma ameaça comunista paira sobre o país; instigou medos, paranoias e desconfiança no seio da sociedade, das famílias, de grupos de amigos em escolas, igrejas, no ambiente de trabalho e, finalmente, nas ruas.
O resultado é o que assistimos no dia 08/01/2023. Financiados por empresários de ideologia extremista e protegidos por forças de segurança do aparato estatal, em claro desvio de função, após semanas de ameaças e planos amplamente divulgados, terroristas atingem o coração da democracia brasileira. Não foram bem-sucedidos, mas a verdade é que não deviam sequer ter tido a chance de tentar.
Para que esse horror, uma das piores tragédias de nossa democracia, não aconteça de novo, o Ibase acredita que será necessário mobilizar todas as forças progressistas. É preciso mostrar ao mundo que a maioria das brasileiras e brasileiros acredita na democracia, na paz e no diálogo como motor da política.
Reafirmamos nossos compromissos e princípios na defesa da garantia dos direitos humanos e pelo fortalecimento da democracia em nosso país.
Exigimos, por parte das autoridades constituídas, que a investigação não apenas identifique as pessoas presentes nos atos de vandalismo, mas também os planejadores e financiadores da infraestrutura destes atos conspiratórios.
Responsáveis precisam ser identificados e punidos diante deste ataque sem precedentes na história do país às instituições democráticas e aos ideais e anseios populares legitimamente decididos pelo voto.