Notícias

Seminário debate impacto da mineração em territórios e cidades do Pará


Qual o destino dos recursos arrecadados pela mineração? Como a Compensação Financeira pela Exploração Minerária (CFEM) vem sendo gerenciada e quais contradições são geradas no desenvolvimento dos municípios mineradores? Como os territórios tradicionais do Pará são afetados com as atividades minerárias no estado? Estas e outras questões estarão presentes no seminário “Territórios ameaçados e renda da mineração”, realizado pelo Ibase em parceria com o Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal do Pará.
No evento, serão debatidas duas publicações do Ibase: o estudo Contradições do Desenvolvimento e o uso da Cfem em Canaã dos Carajás (PA), realizado sob a coordenação da Profª Maria Amélia Enríquez, da UFPA, e o mapa Processos Minerários sobre Terras Indígenas, Quilombolas e de Conservação, de autoria dos professores da Faculdade de Geografia da Federal do Pará, Indira Marques, Fernando Araújo e Gilberto Marques.
Até 2030, a previsão é de que mais de 80 municípios paraenses estejam abrigando atividades minerárias, estimativa expressa no Plano de Mineração do Estado para o período entre 2014-2030 (PEM-2030). Segundo o Plano, as exportações de minerais e metais passarão de 116 milhões para 300 milhões de toneladas em 20 anos (2010 a 2030). Diante desta perspectiva, o mapa apresentado pelo Ibase dá destaque e localiza o total de interesses minerários sobre territórios onde habitam populações tradicionais, além de Unidades de Conservação protegidas por lei do estado do Pará.
Já o estudo sobre a CFEM aponta que a prioridade de uso da Compensação Financeira ainda não tem como alvo criar alternativas produtivas que minimizem a dependência do município em relação à mineração e que compensem o esgotamento de seu capital natural. Tanto o estudo apresentado quanto o mapa produzido retratam uma aposta governamental na atividade extrativa da mineração e as cadeias produtivas que ela envolve, como vetores para o desenvolvimento socioeconômico para diferentes regiões do Pará.
O seminário “Territórios Ameaçados e Renda da Mineração” será realizado no auditório do Instituto de Ciências Sociais da UFPA (Rua Augusto Corrêa, 1, Guamá, Belém). Para acessar a programação, clique aqui.

Tradução »

jepe500

slot resmi

slot

slot dana

slot zeus

slot

rejekibet

88id

jkt8

slot pg

jayaslot

slot88

oppo500

toto slot

slot777

slot maxwin

jayaslot

slot maxwin

slot mahjong

slot

slot

INK789

slot zeus