Press release

Semana Betinho lembra 20 anos da morte de Herbert de Souza

“O Brasil pode entrar novamente no Mapa da Fome”.  A declaração de Francisco Menezes, coordenador do Ibase, em matéria do Jornal O Globo – repercutida em várias outras publicações – nos remete a um país que todos achávamos ter ficado para trás. Um passado de luta para que brasileiras e brasileiros tivessem o mínimo para sua sobrevivência, para que tivessem o que comer. Herbert de Souza, o Betinho, é um ícone deste movimento.
A mobilização por uma sociedade mais justa e igualitária, as análises de conjuntura, os bate papos sobre o país movidos pela descontração e pela sagacidade de pensamento de Betinho estarão presentes em um evento promovido pelo Ibase – Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas, entre os dias 7 e 9 de agosto. A Semana Betinho irá marcar os 20 anos da morte do sociólogo e trazer memórias sobre esta figura tão importante para a história do país.
Além das rodas de conversa, as histórias de Betinho também estarão presentes no evento em formato de vídeo. O líder do MST, João Pedro Stédile, e o compositor Aldir Blanc estão entre os que gravaram depoimentos contando sobre a relação com o sociólogo e fundador do Ibase. Blanc ainda traz em sua gravação a leitura do poema “Quatro Irmãos”, no qual conta sobre sua relação com Herbert, Henfil e Chico Mário.
“Lembrar é viver. Betinho se foi, docemente, em casa, com amigos e Maria, 20 anos atrás. Mas a lembrança de sua ousadia em pensar e fazer, em sonhar e propor, em criticar e agir, sem perder o humor, ficará sempre viva”, ressalta Cândido Grzybowski, assessor de direção do Ibase e um dos idealizadores do evento, que ainda resume a importância de trazer de volta a figura de Betinho: “Ele encampou em seu corpo franzino uma motivação profundamente humana e ética, uma enorme capacidade de indignar-se frente à mínima injustiça, e uma corajosa e generosa luta na promoção dos direitos e da cidadania”.
 
Sobre o evento:
Semana Betinho: 20 anos de lembranças e saudades
Dias 7, 8 e 9 de agosto, às 17h, no Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro – Rua Senador Dantas, 16, 17° andar, Centro.
Programação:
7/8 – Análises de Conjuntura
8/8 – Ativismo Cidadão
9/8 – O Ibase – a ação social de Betinho
 
Sobre o Ibase:
O Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas – Ibase, é uma organização de cidadania ativa, sem fins lucrativos. Efetiva a partir de 1981, foi fundada após anistia política por Hebert de Souza, o Betinho, e os companheiros de exílio Carlos Afonso e Marcos Arruda.
A história institucional do Ibase está bastante ligada à democratização do Brasil, em particular às lutas que permeiam a emergência da cidadania e a constituição da diversificada sociedade civil brasileira das três últimas décadas. Os grandes movimentos e campanhas cívicas deste período, foram também compromissos da instituição e, por isto, foram momentos históricos de adaptação da sua agenda e das formas de atuação.

Tradução »

jepe500

slot resmi

slot

slot dana

slot zeus

slot

rejekibet

88id

jkt8

slot pg

jayaslot

slot88

oppo500

toto slot

slot777

slot maxwin

jayaslot

slot maxwin

slot mahjong

slot

slot

INK789

slot zeus