O Ibase e a Ação da Cidadania visitaram o Ocupa Monteiro na quinta-feira, dia 19 de maio. Os/as alunos/as do Colégio Estadual Monteiro de Carvalho, em Santa Teresa, ocuparam a escola há um mês, durante a greve dos/as professores/as. Os/as estudantes lutam por um ensino de qualidade, que desperte o interesse da juventude e promova o conhecimento de fato. “Temos o direito ao mesmo conteúdo das [escolas] particulares e hoje recebemos menos do que o ‘currículo mínimo’. Queremos formação, informação e educação de qualidade”, dizem os/as estudantes, que preferem se identificar como coletivo ao invés de dar destaque a figuras individuais ou lideranças.
Durante a visita, todos assistiram ao documentário Betinho, a esperança equilibrista, de Victor Lopes, sobre o sociólogo que liderou a Ação da Cidadania nos anos 1990. Como os/as estudantes têm em média 17 anos, a maior parte não conhecia Betinho e se surpreendeu com a quantidade de pontos em comum entre as Ocupações e a Ação da Cidadania, como a semelhança entre os comitês e os coletivos. A esperança de que este movimento ao qual eles e elas hoje dedicam hoje esteja se tornando algo maior fez brilha os olhos de alguns deles/as.
Ocupacao-monteiro-juventude-betinho-ibase
A roda de debates revelou um grupo coeso, responsável, organizado e interessado em uma escola mais diversa, inclusiva e interessante. Depois de negociarem a ocupação com o diretor, estabeleceram regras de convivência, uma rotina de limpeza, cozinha e segurança pela manhã e atividades à tarde. Ao tomar a escola foram descobrindo uma série de coisas que deveriam estar à disposição dos alunos, mas estavam trancadas em salas que eles nem conheciam. “Descobrimos uma sala de informática totalmente montada, com computadores novos, funcionando, instalados e ligados à internet, trancada. A gente também tem aqui uma cozinha experimental incrível e a sala de química e física. Isso sem falar na quantidade imensa de livros zerados, no plástico, que a gente nunca recebeu”, mostraram os/as alunos/as indignados/as.
Essa infraestrutura incrível, muito melhor até do que a da maior parte das escolas particulares, existe porque, o C.E. Monteiro de Carvalho funciona onde antes foi uma escola particular voltada para famílias de alto poder aquisitivo. “A gente tem o direito de aproveitar isso tudo, é para o nosso aprendizado. Porque a gente não tinha acesso?”, questionam.

Ação da Cidadania e Ibase levam doações e atividades para escolas ocupadas
Ana Paula Souza, coordenadora social da Ação da Cidadania, traz os alimentos para o Ibase.

A parceria Ação da Cidadania-Ibase está levando o cine-debate com o filme Betinho, a esperança equilibrista para várias escolas ocupadas. Além do próprio filme, as duas instituições estão levando alimentos e publicações do interesse dos alunos, como uma cartilha sobre racismo e uma coleção de DVDs em que Betinho é entrevistado por jovens sobre questões sobre ética, moral, cidadania, direitos humanos etc.

Tradução »

jepe500

slot resmi

slot

slot dana

slot zeus

slot

rejekibet

88id

jkt8

slot pg

jayaslot

slot88

oppo500

toto slot

slot777

slot maxwin

jayaslot

slot maxwin

slot mahjong

slot

slot

INK789

slot zeus