do Incid
Em dezembro de 2012, o projeto Incid lançou o relatório que apresenta a primeira versão do Sistema Incid de Indicadores da Cidadania, chamado de Marco Zero. O documento tem como base os outros quatro painéis publicados anteriormente, fazendo assim um estudo completo do que foi realizado durante o primeiro ano de trabalho da equipe.
Outro ponto importante do Marco Zero é a existência de uma análise da Cidadania Ativa presente nos municípios estudados a partir da perspectiva do sistema Incid. A leitura integrada proporcionada pelo relatório permite não só um olhar geral sobre o que já foi produzido, mas também o surgimento de novas questões que devem ser levadas em conta no processo de construção de um instrumento de cidadania ativa.
O Marco Zero procura apresentar um sistema com lógica consistente e alto rigor técnico, sem se tornar incompreensível. Para alcançar esse objetivo, foi preciso estabelecer um diálogo próximo entre os especialistas e a população dos 14 municípios estudados pela equipe do Incid. O relatório completo está disponível na biblioteca online do Incid: http://incid.org.br/biblioteca/
O projeto Indicadores da Cidadania (Incid) é uma realização do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), em parceria com a Petrobras e tem o objetivo de avaliar o exercício da cidadania em 14 municípios do chamado Leste Fluminense. São eles Itaboraí, Magé, Maricá, Guapimirim, Cachoeiras de Macacu, São Gonçalo, Niterói, Silva Jardim, Nova Friburgo, Teresópolis, Tanguá, Saquarema, Casimiro de Abreu e Rio Bonito.

Tradução »