Notícias

Seminário debate políticas de juventude em transição

Na próxima segunda-feira, dia 17 de outubro, a UniRio organiza, em parceria com o Ibase e outras organizações não governamentais, o seminário Políticas Públicas de Juventude: Reflexões e potencialidades. A atividade é gratuita e não é necessário fazer inscrição prévia.
O objetivo do evento é debater aspectos das políticas públicas de juventude a partir de alguns dos programas nacionais criados nos últimos anos com forte impacto na vida de parcela da juventude brasileira. O momento para realização desse encontro é especialmente propício já que, nesse primeiro ano de governo Dilma, muitas políticas estão sendo avaliadas e revistas.
O seminário está estruturado em três mesas: Juventude e Educação (ProJovem); Juventude, Direitos Humanos e Segurança Pública (Pronasci); e Juventude, Cultura e Comunicação (Programa Cultura Viva). Para cada uma delas, foram convidados representantes do poder público, especialistas sobre os temas e representantes de organizações e movimentos sociais implicados nas questões.
O debate terá como ponto de partida a publicação “Reflexões sobre a Política Nacional de Juventude 2003-2010”, produto do trabalho da Comissão de Políticas e Programas (CAPP) do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve).
A publicação em questão traz análises sobre diferentes aspectos das políticas de juventude em curso durante o governo Lula a partir de dados disponibilizados pelo poder público e organizações sociais, sistematizando, ainda, os principais pontos de debates realizados em oficinas temáticas com representantes do governo, especialistas e militantes dos temas  no final de 2010.
Além da Pró-Reitora de Extensão e Cultura, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UniRio e do Ibase estão envolvidas na organização do seminário Ágere, Canto Jovem, Instituto Aliança, Instituto de Imagem e Cidadania, Cedaps, Pólis, CIPÓ, Escola de Gente e Observatório Jovem do RJ/ UFF.
O seminário acontecerá no dia 17 de outubro, das 9h30 às 19h30, no Auditório Vera Janacopulus que fica na UniRio (Av. Pasteur, 296 – Urca). Confira a seguir a programação completa:
9h30
Mesa de abertura
Diógenes Pinheiro – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura/ UniRio
Pedro Prata – Secretaria Nacional de Juventude
Rebeca Ribas – Instituto Aliança e Conselho Nacional de Juventude
Allan Borges – Superintendência Estadual de Políticas de Juventude – RJ
Igor Bruno – Coordenadoria de Juventude da Cidade do Rio de Janeiro
10h às 12h
Juventude e Educação (ProJovem)
Representante do Projovem no MEC
Pedro Prata – Secretaria Nacional de Juventude
Maria Virgínia Freitas – Ação Educativa
mediação: Eliane Ribeiro – UniRio/ UERJ
13h30 às 16h
Juventude, Direitos Humanos e Segurança Pública (Pronasci)
Deise Benedito – Secretaria Nacional de Direitos Humanos
Fernando Stern – Consultor do Pronasci
Miriam Abramovay – Flacso/ Brasil
Silvia Ramos – Cesec/ Cândido Mendes e Fórum Brasileiro de Segurança Pública
mediação: Fransérgio Goulart – CEDAPS
17h às 19h30
Juventude, Cultura e Comunicação (Programa Cultura Viva)
Representante do MinC
Geo Brito – CTO e representante do Movimento de Pontos de Cultura
Regina Reyes Novaes – especialista e membro do Conselho Nacional de Cultura
Ana Fernanda Souza – CIPÓ
mediação: Marjorie Botelho – IMAC

Tradução »