Notícias

Lançada declaração conjunta sobre a crise do desmatamento e queimadas na Amazônia brasileira


Douglas Freitas / Amigos da Terra Brasil
 

Assinado por 110 organizações da sociedade civil, redes e movimentos sociais, inclusive o Ibase,  o documento foi lançado durante a COP 25, no último dia 11, em Madri.

 
Reunidos durante a COP 25 da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), em Madri, ativistas brasileiros de direitos humanos e ambientais lançaram uma declaração conjunta sobre a crise do desmatamento e queimadas na Amazônia brasileira. O documento foi assinado por 110 organizações da sociedade civil, redes e movimentos sociais e traz uma análise crítica das tendências recentes e fatores de desmatamento e queimadas na Amazônia, bem como consequências para a crise climática global e outros impactos sociais e ambientais.
A declaração também apresenta um apelo à ação, destinado a mobilizar a sociedade brasileira e a comunidade internacional para que adotem medidas concretas em defesa da Amazônia e dos direitos de seus povos. A declaração foi emitida em inglês, espanhol e português:
Leia a declaração em português
Leia a declaração em inglês
Leia a declaração em espanhol
O lançamento da declaração conjunta na COP 25 foi acompanhado por um vídeo curto produzido pelo documentarista Todd Southgate, em parceria com organizações da sociedade civil.   O vídeo, com versões em inglês e português, inclui imagens da Amazônia e destaques do seminário do Congresso, incluindo depoimentos de representantes de povos indígenas, movimentos sociais, ONGs e instituições públicas.
 
Assista ao vídeo aqui

Tradução »