Notícias

Juventudes em Movimento realiza ação preparatória para pesquisa

Entre os dias 13 e 16 de março, os vinte jovens que compõem o projeto Juventudes em Movimento participaram de um encontro de Formação Continuada. O objetivo foi o de aproximá-los ainda mais das bases teóricas e práticas que orientam a pesquisa de fluxo que será realizada até o dia 16 de abril.

Bianca Arruda, pesquisadora do Ibase, durante a Formação Continuada (Foto: Divulgação – Ibase)

Os diretores do Ibase, Rita Corrêa Brandão e Athayde Motta, o presidente do Conselho Curador, também do Ibase, Cândido Grzybowski, além de Alan Brum, presidente do Instituto Raízes em Movimento, organização parceira na realização do projeto, estavam entre os participantes que ajudaram a nortear os quatro dias da Formação. Toda a equipe técnica do Juventudes em Movimento também estava presente.
Regina Novaes, antropóloga e professora da Unirio, especialista em questões de juventude, foi uma das convidadas para o encontro. Para ela, os jovens participantes do projeto são um retrato das juventudes desta geração. “Eles têm muita informação. A ideia não é mais levar informação para eles, mas trocar com eles”, ressalta.
Joice Lima, Assistente de Pesquisa do Raízes em Movimento, em conversa com os jovens do projeto (Foto: Divulgação – Ibase)

A Formação contou ainda com conteúdos que abordaram o Sistema de Indicadores de Cidadania – Incid, a logística da pesquisa, questões de gênero e sexualidade, além dos caminhos da pesquisa de fluxo.
Para Rita Corrêa Brandão, a Formação Continuada foi um momento importante para fortalecer ainda mais os laços e preparar para a o encaminhamento da pesquisa. “Temos um desafio grande pela frente mas temos também a certeza que esse grupo de jovens é especialmente capaz de fazer tudo fluir no tempo certo”, resume.
Juventudes em Movimento é um projeto feito em parceria entre Ibase e Instituto Raízes em Movimento, com apoio do IDRC.

Tradução »