Juventude negra em pauta

No dia 22 de janeiro, o Ibase sediou o Encontro de Experiências de Enfrentamento e Combate ao Extermínio da Juventude Negra. O encontro foi uma parceria entre o Fórum de Juventudes do Rio de Janeiro (FJRJ) e o Canal Futura, que juntos buscam estimular a discussão sobre violência e juventude negra.

O atual panorama de criminalização e extermínio da juventude negra levou o Canal Futura e o Fórum de Juventudes do Rio de Janeiro a pensar em estratégias de combate a essa situação. Desde 2009 as duas organizações vêm se aproximando, culminando com o projeto de uma série voltada exclusivamente para a juventude negra formada por 5 episódios de 7 minutos e uma agenda unificada de ações. O projeto será dividido em quatro momentos: conversas com fóruns de juventudes; construção do projeto em si; intervenções urbanísticas sobre a temática; acompanhamento de experiências de enfrentamento.

No encontro realizado no Ibase, representantes de diversas instituições se reuniram para trocar experiências no combate ao extermínio da juventude negra, que servirão de base para a série a ser realizada pelo Canal Futura. Os próximos passos da agenda coletiva também foram definidos, destacando-se o lançamento da campanha Juventude Marcada para Viver, em março. O projeto segue agora para São Paulo, Belém e Salvador, onde debates e gravações também serão realizados.