Notícias

“Histórias da Cidadania” aborda a permanência de Betinho nos dias atuais

Pensamento do sociólogo e fundador da campanha Natal sem Fome tem continuação no  documentário de Victor Lopes


Idealizado por Daniel de Souza, filho do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, o documentário “Histórias da Cidadania”, com direção e roteiro de Victor Lopes e produção da Plano Geral Filmes, terá uma sessão especial, com entrada franca, no próximo sábado, 7 de dezembro. A Plano Geral e a ONG Ação da Cidadania, fundada em 1993 por Betinho, convidam para a exibição às 10h, no Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, no Rio de Janeiro.
Mais de 250 comitês da Ação da Cidadania da região metropolitana do Rio estarão presentes, assim como parceiros, amigos e colaboradores da ONG. A Escola Estadual Herbert de Souza, no Rio Comprido, levará alunos e professores para a sessão. O patrocínio do documentário é da ANABB ( Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil). Através do Fundo Setorial do Audiovisual, da ANCINE, o canal CineBrasilTV vai exibir o filme no próximo ano.
Diretor do documentário “Histórias da Cidadania” e também de “Betinho – a Esperança Equilibrista”(2005), sobre a história de Betinho,  Victor Lopes adianta:
O filme é, de muitas maneiras, uma continuação do filme “Betinho – a esperança equilibrista”. Só que, desta vez, abordamos a permanência do Betinho através das pessoas e dos comitês da Ação da Cidadania. O que conduz o filme é a campanha “Natal sem Fome”. Temos depoimentos impressionantes do Betinho que reportam ao que estamos vivendo hoje. É um filme duro, mas cheio de esperança”.
 Victor lembra ainda que o filme abre com Betinho dizendo uma de suas frases de impacto:
Nós estamos assustados com o país em que vivemos, nós estamos com medo do futuro, nós estamos assustados com o presente”.
 “Histórias da Cidadania” foi filmado em várias regiões do Brasil, com voluntários da Ação desde a Paraíba até o complexo do Alemão, passando por uma escola profissionalizante no Rio Grande do Sul. O filme retrata a volta iminente do Brasil ao Mapa da Fome da ONU. E fala de todas as questões de segurança alimentar que o país voltou a viver.
 
Sinopse:
 O documentário Histórias da Cidadania apresenta um panorama das mobilizações que transformaram o país  através da cidadania.
A trajetória  e a luta da Ação da Cidadania contra a fome é a espinha dorsal do filme e os principais personagens e protagonistas são os narradores. Histórias da Cidadania tem como principal objetivo promover o  debate e mostrar os desafios que a sociedade brasileira  tem pela frente.
 Sessão especial: “Histórias da Cidadania”
Sábado, 7/12, às 10h.
Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro – Praça Floriano, 7, Cinelândia
Entrada franca
 
 

Tradução »