Notícias

Fórum Social das Resistências acontece a partir de 21 de janeiro


Com o lema Democracia, Direitos dos Povos e do Planeta, a segunda edição do encontro será realizada do dia 21 a 25 de janeiro em Porto Alegre e em algumas cidades da Região Metropolitana.
O Fórum Social das Resistências (FSR) nasce do Fórum Social Mundial (FSM) – realizado pela primeira vez na capital gaúcha em 2001 para fazer contraponto ao Fórum Econômico Mundial de Davos. A proposta é uma iniciativa de diversas organizações e movimentos sociais brasileiros em diálogo com agentes sociais da América Latina e do mundo. “O fórum não pretende criar ou ser movimento, e sim um espaço de reflexão, troca de experiências, análise de realidades e busca de construção de estratégias comuns. Como espaço, ele cumpre um papel de ator social, porque pauta questões, apresenta desafios, propõe alternativas e dá visibilidade a sujeitos que, muitas vezes, ficam subvisíveis ou invisíveis”, explica o diretor da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong) e membro do Comitê Organizador do FSM, Mauri Cruz.
Confira a programação:
21/01 (Terça-Feira) – Marcha de Abertura
22/01 (Quarta-Feira) – Assembleias de Convergências (Descentralizadas)
23/01 (Quinta-Feira) – Mesas de Convergências
24/01 (Sexta-Feira) – Assembleia dos Povos
25 e 26/01 (Sábado e Domingo) – Occupy PortoAlegre
Estão confirmadas as presenças de lideranças do Movimento Fé e Política, Fórum Mundial da Teologia da Libertação e das religiões de Matriz Africana para debater os temas ligados à espiritualidade, religiosidade e transformações inspiradas nas ideias do Papa Francisco. Já os temas relacionados aos direitos sexuais e reprodutivos, os direitos das mulheres e a luta feminista estão sendo articulados pela Marcha Mundial das Mulheres, União Brasileira de Mulheres e Articulação das Mulheres Brasileiras; e as questões que envolvem a comunidade LBGT e a democratização da comunicação, as migrações, os direitos humanos e a cultura, pelos movimentos sociais participantes do processo.
#fsm2020 #forumdasresistencias #portoalegre #janeiro2020
#democracia #direitos

Tradução »