Implementado pelo Ibase em parceria com o International Development Research Centre (IDRC), o projeto Cidadania Ativa e Acesso à Justiça (CAAJ) é realizado em Jardim Gramacho e quatro favelas da Tijuca: Borel, Indiana, Chácara do Céu e Casa Branca. A iniciativa tem como um dos seus objetivos ampliar a possibilidade de luta pela efetivação de direitos de humanos de grupos sociais organizados, a partir da produção participativa de dados e indicadores sociais sobre com a metodologia Incid.

Veja aqui algumas das principais atividades realizadas pelo projeto no segundo semestre de 2023:

  • Três Oficinas de formação sobre Cartografia Social  

    Em Jardim Gramacho o tema do Direito à mobilidade houve a Construção coletiva de um Mapa da Cidadania cujo objetivo foi a elaboração do trajeto para a demanda local acerca da melhoria da circulação dos ônibus no bairro.  Na Chácara do Céu a mesma oficina teve como objetivo foi o aperfeiçoamento do trajeto das Kombis, que realizam o transporte alternativo regulamentado da localidade.

    Nas localidades Indiana e Borel Direito à coleta de lixo a Construção coletiva do Mapa da Cidadania teve como objetivo definir coletivamente as localizações para instalações de ecos pontos.  
  • Dois Encontros Temáticos de Formação

    Realizados a partir das demandas identificadas pela cidadania ativa dos territórios sobre o Direito à saúde e o Direito à educação, contaram com Consultores externos com expertise no tema e ampla participação da cidadania ativa dos territórios trabalhados no projeto.
  • Processo de construção do caso “Jardim Gramacho” e a violação do direito humano fundamental à água, para incidência na ONU / Comitê dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (DESC). 

    Os indicadores produzidos pelo projeto mostraram que existem 43% dos(as) moradores(as) têm acesso à água através de poço ou nascente. Esse é um dado relevante considerando que se trata de um bairro que abrigou o maior aterro sanitário da América Latina. E que 10,9% da população de Jardim Gramacho não tem o direito ao abastecimento de água assegurado.  

    Em parceria com a Articulação para o Monitoramento dos Direitos Humanos no Brasil – AMDH, foram realizadas cinco reuniões com a participação da equipe Ibase, representantes da AMDH e representantes dos moradores de Jardim Gramacho, para a construção do “caso Gramacho” que deverá ser viabilizado no início de 2024.   
  • Realização ações de Advocacy junto a parlamentares com pautas relativas aos direitos humanos. Contato com um total de cinco parlamentares

    Os contatos e articulações junto aos parlamentares fazem parte do processo de advocacy, e tem como objetivo tratar de violações de direitos apontados pela pesquisa nos territórios, já inicialmente atendidos. 

    Experienciamos o pronto recebimento de nossas equipes e representantes da cidadania ativa de cada uma das comunidades trabalhadas, no trabalho de advocacy realizado pelo projeto junto aos parlamentares e nas instâncias de do poder judiciário abordados para a realização de reuniões.

Luciana Boiteux – Vereadora na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Membra da Comissão de Defesa da Mulher. Partido Político PSOL (Partido Socialismo e Liberdade); A vereadora Luciana Boiteux atuou na luta pela reabertura da creche comunitária da Chácara do Céu, através do envio de requerimentos e reuniões com o Ministério Público. Sua participação ajudou no processo de reabertura da creche comunitária. Foram realizados dois encontros com a vereadora e sua assessoria no território. 

Paulo Pinheiro – Vereador na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Presidente da Comissão de Higiene, Saúde Pública e Bem-Estar Social. Partido Político PSOL (Partido Socialismo e Liberdade); O vereador recebeu uma comissão de moradores da Chácara do Céu, onde foi solicitado seu apoio para o funcionamento do conselho gestor da unidade de saúde responsável pelo atendimento da população local. O vereador Paulo Pinheiro realizou reunião com o coordenador da área Programática da Saúde 02, responsável pela unidade de saúde que atende as Comunidades.

As reuniões do conselho gestor voltaram a acontecer e seguem com reuniões frequentes nas localidades da Chácara de Céu e da casa Branca.

Dani Balbi – Deputada Estadual na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Presidenta da Comissão de Trabalho, Legislação Social e Seguridade Social. Partido Político PC do B (Partido Comunista do Brasil). 

Após a articulação da equipe do Ibase foi realizada reunião com representantes do movimento dos catadores de jardim Gramacho e fórum comunitário de Jardim Gramacho e o gabinete da deputada Dani Balbi, onde foi apresentado todo o histórico de mais de 10 anos de luta dos catadores para a implementação da coleta seletiva do lixo em Duque de Caxias e pelo reconhecimento da regularização da profissão de catador. 

Como resultado foi organizada a audiência pública Implementação da Coleta Seletiva, como parte da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e a regulamentação da profissão dos Catadores de Materiais Recicláveis.  Com representantes do poder judiciário, governo do estado e organizações de catadores no dia 28 de agosto na Alerj. Parte dos desdobramentos da audiência, o mandato da deputada irá conceder o diploma Paul Singer ao fórum comunitário de jardim Gramacho. 

  • Realização de contato e reuniões com de setores do sistema de justiça

    A equipe do projeto esteve em contato com setores da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (4º Núcleo Regional de Tutela Coletiva e Ouvidoria Externa); com o Juízo da Primeira Vara de Fazenda Pública da Comarca da Capital; com a Defensoria Pública da União e o Juízo da Primeira Vara da Infância, Juventude e Idoso da Comarca da Capital do Estado do Rio de Janeiro. Estas ações de contato/visita tiveram como objetivo desenvolver ações sobre o Direito à Água judicial.
  • Participação do Ibase como “amicus curiae” na Ação Civil Pública sobre o Mínimo Vital de Água

    A participação do Ibase através do Projeto Caaj nasce a partir do convite da Ouvidoria Externa da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro.
  • Participação na reabertura da Creche Comunitária da Chácara do Céu

    A reabertura do espaço foi possível através de contatos e articulações junto a vereadora Luciana Boiteux e o Juízo da Primeira Vara da Infância. Foi realizada uma cerimônia de reabertura da Creche Comunitária da Chácara do Céu no dia 18.12.2023 com a participação da equipe do Ibase.
  • Lançamento da Pesquisa Cidadania Ativa e Acesso à Justiça 2023 – Insegurança Alimentar no Complexo do Alemão.

    Sob a coordenação geral da Diretora Executiva Rita Corrêa Brandão, o Ibase realizou a pesquisa de Percepção sobre a efetividade dos direitos humanos no Complexo do Alemão.  Trata-se de uma série histórica para rever as condições de vida e violações de direitos no Complexo do Alemão e comparar com a pesquisa realizada em 2019, após dois anos de pandemia de Covid-19. Neste segundo momento (2022/2023) o Ibase contou com as parcerias da Ong Educap e Instituto Raízes em Movimento, ambas organizações que atuam com pesquisa, educação, comunicação e direitos humanos.  A partir dos resultados das pesquisas foram elaborados os “Indicadores de Cidadania” relativos à situação de vários direitos neste território. 

    No dia 16 de Outubro, Dia Mundial da Alimentação, o Ibase lançou parte da pesquisa sobre a “Insegurança Alimentar no Complexo do Alemão”.

    O levantamento teve ampla divulgação na mídia, conseguindo espaço em mais de 20 veículos jornalísticos. Destaque para as entrevistas com Rita Corrêa Brandão para o Bom Dia Rio, da TV Globo, e para o jornalista André Trigueiro no programa Estúdio i, da GloboNews.

    Veja o clipping completo aqui.
Tradução »

jepe500

slot resmi

slot

slot dana

slot zeus

slot

rejekibet

88id

jkt8

slot pg

jayaslot

slot88

oppo500

toto slot

slot777

slot maxwin

jayaslot

slot maxwin

slot mahjong

slot

slot

INK789

slot zeus