A tragédia que aconteceu em Foz do Iguaçu não representa a vontade da maioria da sociedade civil e das forças progressistas de nosso país. Temos uma longa trajetória de luta pela inclusão social, pelo respeito aos direitos humanos e pelo fim da cultura de violência armada que vitima milhares de mulheres, pessoas LGBTQIA+, indígenas e a população negra todos os anos. Disputas políticas devem acontecer em um clima de compreensão e respeito por opiniões divergentes.
Nós do Ibase reafirmamos a necessidade de garantia por um processo eleitoral democrático e transparente, sem incentivos a qualquer tipo de violência política. Somos uma instituição apartidária, mas acreditamos que todos os partidos são legítimos no cenário político nacional, desde que respeitem as leis e não estimulem a violência de nenhuma forma. A representação política e a participação são instrumentos fundamentais na luta cidadã.
Seguimos na defesa da democracia e dos direitos humanos como única possibilidade de reconstrução do país. Ataques de ódio como o que aconteceu em Foz de Iguaçu no último sábado em nada contribuirão para melhorar as condições de vida de brasileiros e brasileiras, especialmente aqueles(as) que estão sem emprego, sem acesso à educação e à saúde e mesmo sem ter o que comer diariamente.
Acreditamos nas instituições do país e esperamos um rápido esclarecimento dos fatos, inclusive da apuração policial, e acompanhamento do Ministério Público.