Notícias

Pesquisa do Ibase irá analisar programas urbanísticos em favelas

Encontro na Associação de Moradores de Tijuaçu, no Rio de Janeiro. Foto: Samuel Tosta / Ibase

A pesquisa Novos Olhares sobre as Transformações Urbanas nas Favelas, que irá trazer dados sobre os programas urbanísticos em comunidades do Rio de Janeiro, está na fase de devolução dos dados. Nesta etapa, são realizados encontros com a população para debater os principais resultados e qualificá-los junto a moradoras e moradores para uma avaliação mais precisa dos impactos e legados desses programas, além das melhorias desejadas por cada localidade. 

– A realização de programas de urbanização nas favelas é importante, mas é fundamental que eles sejam feitos de forma participativa, em diálogo com quem vive no local. – ressalta Joice Lima, pesquisadora do Ibase e uma das responsáveis pelo estudo. 

Ao todo, nove favelas fizeram parte do levantamento: Salgueiro, em São Gonçalo; Tijuaçu, Guararapes, Providência, Barro Preto, Comunidade Agrícola de Higienópolis, Parque da Conquista, Parque João Goulart e Morro dos Cabritos, no Rio de Janeiro. Os programas urbanísticos avaliados são o Favela Bairro, Morar Carioca e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O acesso a direitos fundamentais como direito ao abastecimento de água; direito ao acesso ao esgotamento sanitário; à coleta de lixo adequada; à habitação, mobilidade, educação, segurança pública, aos espaços públicos, à cultura e à iluminação pública são os pontos de análise do estudo.

A pesquisa Novos Olhares sobre as Transformações Urbanas nas Favelas é realizada pelo Ibase e tem o apoio da Fundação Pão para o Mundo (PPM).

Tradução »