Blog da Andi
Encontrar um novo modelo de desenvolvimento e radicalizar a democracia. Essas são as premissas defendidas por Cândido Grzybowski, diretor-geral do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE) para garantir pelo menos mais 30 anos de democracia e poder se aproximar das ambições que mobilizaram as organizações da sociedade civil no Brasil.
Essa foi a resposta dele,  no dia 13 de março, à colunista da Folha de S.Paulo e comentarista da Globonews, Eliane Cantanhêde, mediadora do “Diálogo Contextualização”, no seminário Nacional Imprensa e Sociedade Civil. Eliane questionou Grzybowski sobre o financiamento necessário às mudanças no País.

Já Nilcéa Freire, ex-ministra da secretaria de Políticas para as Mulheres e representante da Fundação Ford no Brasil, introduziu no debate o conceito da “sub representação” revelada, segundo ela, pelas manifestações populares que se iniciaram em junho do ano passado. Nilcéa lembrou que essa categoria é a dos brasileiros que não estão nos sindicatos, nas associações, e que ficaram ao longo do tempo acumulando insatisfações e em um determinado momento puderam manifestá-las. No entanto, Nilcéa não vê semelhança entre as manifestações no Brasil e as que ocorrem na Venezuela e Argentina.
Para a representante da Fundação Ford, há 10 anos, a necessidade de ampliar a participação cidadã das políticas públicas dominaria o debate sobre as relações das organizações da sociedade civil e a imprensa, assim como com o estado e outras instituições. Mas hoje ela considera que a situação é muito delicada, e que um ciclo está se fechando.
Nilcéa Freire e Cândido Grzybowski compartilham do ponto de vista de que há um descaso do governo com relação às necessidades da sociedade brasilera: “Há falhas em várias áreas, na saúde, na educação e na mobilidade urbana que foi o estopim desse processo”, afirma Nilcéa Freire. “Devemos olhar com mais cuidado as questões de justiça social e socioambiental. Queremos políticas públicas consistentes”, pontua Grzybowski.
Acompanhe as atividades do Seminário por meio do perfil da ANDI no Twitter e no Facebook, com a hashtag #imprensaeoscs. O evento é uma iniciativa da ANDI – Comunicação e Direitos e da Plataforma por um Novo Marco Regulatório para as Organizações da Sociedade Civil, em parceria com a União Europeia, Fundación Avina, Instituto C&A, Aliança Interage e Secretaria-Geral da Presidência da República, com apoio da Fundação Grupo Esquel Brasil, do GIFE e da Abong. O patrocínio é da Petrobras.

Tradução »

jepe500

slot resmi

slot

slot dana

slot zeus

slot

rejekibet

88id

jkt8

slot pg

jayaslot

slot88

oppo500

toto slot

slot777

slot maxwin

jayaslot

slot maxwin

slot mahjong

slot

slot

INK789

slot zeus