Notícias

ONGs realizam evento paralelo ao Conselho de Direitos Humanos da ONU

Como desdobramento da visita ao Brasil, ocorrida em maio, da subsecretária geral das Nações Unidas e assessora especial para Prevenção do Genocídio, Alice Wairimu Nderitu, entidades de defesa de direitos humanos realizam o encontro Fatores de Risco e Desafios na Prevenção do Genocídio no Brasil, na próxima segunda-feira, 3 de julho, de 9h às 10h,  de forma híbrida – online e presencial –, e paralela à 53ª sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU.

O encontro foi proposto pela ACT Alliance e organizado em parceria com o Ibase, Fórum Ecumênico ACT Brasil (FEACT), Articulação para o Monitoramento dos Direitos Humanos no Brasil (AMDH), Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Justiça Global, MNDH, Projeto Legal, Koinonia, Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Brasil (Conaq) e demais ONGS que apoaiaram a recente visita de Alice Wairimu Nderitu ao Brasil. O objetivo  é reafirmar a necessidade de uma ação efetiva pelo fim das ameaças aos povos indígenas e população negra, com atenção também para jovens moradores de favela e adeptos de religião de matriz africana. A atividade acontece no próximo dia 3 de julho, segunda-feira,de 9h às 10h, de forma híbrida – online e presencial –, e paralela à 53ª sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU.

O evento será transmitido pelo Youtube e pelo Facebook (links abaixo). A condução será de Rudelmar Bueno de Faria, secretário-geral da ACT Alliance, que estará de forma presencial em Genebra, em diálogo direto com as autoridades da ONU. Também presencialmente haverá a participação de Josiel Machado, representante indígena da comunidade Aty Guasu Kaiowá e Guarani, no Mato Grosso do Sul. Do Brasil, integram o evento, as seguintes lideranças: Arilson Ventura, coordenador nacional da Conaq; Renata Trajano, do Coletivo Papo Reto, uma rede formada por jovens moradores de favelas do Rio de Janeiro; e Mãe Baiana de Oyá, iyalorixá do Terreiro de Candomblé Ylê Axé Oya Bagan. Depois dessas apresentações, serão permitidas intervenções ou perguntas, assim como são esperadas reações da própria subsecretária e demais convidados(as).

“Pelo Youtube e pelo Facebook, qualquer pessoa pode acompanhar esse importante encontro que estamos nos empenhando para realizar da melhor maneira possível” – incentiva a diretora do Ibase, Rita Corrêa Brandão. “Quando esteve aqui no Brasil, Alice se reuniu com lideranças comunitárias, inclusive grupos de pessoas ameaçadas e vulneráveis, representantes de organizações da sociedade civil, integrantes de comunidades indígenas e autoridades. No Rio de Janeiro, tivemos também a presença de vários grupos de mães de vítimas da violência do Estado, de povos de terreiro e de juventudes de favelas. A ideia de realizar esse evento paralelo é justamente para ampliar esses relatos e fazer ecoar as denúncias e pedidos de justiça que foram feitas” – explica Rita. “O evento em si não é a solução final para tantos que sofrem com as ameaças e violências no Brasil, mas faz parte de uma estratégia de luta da sociedade civil” – complementa. 

Em sua visita ao Brasil, Alice Wairimu Nderitu se reuniu com grupos de mães e parentes de vítimas da violência do Estado. Foto: Samuel Tosta/Arquivo Ibase.

Os casos ouvidos por Alice e as recomendações resultantes de sua visita estão reunidos na declaração oficial divulgada pela ONU, com destaque para a afirmação da existência de graves violações ao direito internacional dos direitos humanos, situações de instabilidade principalmente em conflitos entre fazendeiros e indígenas, uso excessivo de força pelas agências de segurança contra pessoas negras.

Serviço:

Evento paralelo Prevenção ao Genocídio no Brasil*

Transmissão ao vivo: 03 de julho – 09h (horário de Brasília)

Links para transmissão

Facebook – Fatores de risco e desafios na prevenção do genocídio no Brasil

Youtube – Fatores de risco e desafios na prevenção do genocídio no Brasil

(*) Evento realizado por ocasião do Diálogo Interativo com o Conselheiro Especial da ONU sobre a prevenção do genocídio durante a 53ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU.

Tradução »

jepe500

slot resmi

slot

slot dana

slot zeus

slot

rejekibet

88id

jkt8

slot pg

jayaslot

slot88

oppo500

toto slot

slot777

slot maxwin

jayaslot

slot maxwin

slot mahjong

slot

slot

INK789

slot zeus