O Ibase assinou um novo contrato com a Eletrobrás para dar sequência às atividades do projeto Núcleos de Integração Comunitária. A assinatura permite que seja realizada mais uma etapa da iniciativa, com a construção e implementação dos Projetos de Referência em cada uma das comunidades atendidas.
Cinco bairros fazem parte do projeto: o bairro Rural da Lage, bairro de Nova Conquista, bairro do Conjunto Jefferson da Silva, bairro de Nova Cidade e bairro Parque Mambucaba, localizados, respectivamente, nos municípios de Ibiraci (MG), Mogi das Cruzes (SP), Foz do Iguaçu (PR), Itatiaia (RJ) e Angra dos Reis (RJ).
Os Núcleos de Integração Comunitária têm como objetivo impulsionar o desenvolvimento social e econômico de comunidades e bairros, integrar e dinamizar as relações entre grupos comunitários, poder público local e população moradora, com a participação efetiva da comunidade.
Com prazo de 18 meses para a execução, para esta etapa do projeto estão previstas as seguintes ações:
- Acompanhar e monitorar o processo de implantação, obra e desenvolvimento dos Projetos de Referência;
- Assessorar o processo de consolidação dos fóruns comunitários dos territórios;
- Assessorar os fóruns comunitários na definição das ações complementares e de aproximação com parceiros e/ou atores estratégicos (governamentais, instituições, empresas privadas), visando a implementação dos Projetos de Referência e dos Planos de Ação de Desenvolvimento Comunitário;
- Identificar, junto aos atores locais, as dificuldades e traçar estratégias para viabilizar a implementação da gestão dos Projetos de Referência;
- Realizar capacitações de atores estratégicos locais que possa fortalecer a organização comunitária, a gestão dos Projetos de Referência e sustentabilidade dos Fóruns Comunitários criados;
- Utilizar o conjunto de Indicadores do Projeto “Núcleos de Integração Comunitária”, no Sistema de Monitoramento e Avaliação, para avaliar o processo de implantação do Núcleo de Integração Comunitária e o desenvolvimento do Projeto de Referência.
Os Núcleos de Integração Comunitária são um sistema de ações coordenadas que ajudam no desenvolvimento local. O princípio básico é o de integrar e tornar mais dinâmicas as relações entre indivíduos, grupos comunitários, agentes públicos e outros representantes locais.
Além disso, outro ponto fundamental da metodologia é promover o desenvolvimento local sustentável baseado na cooperação e na parceria entre a comunidade, ciente de seus problemas e com suas demandas organizadas e refletidas conjuntamente, e setores do governo, empresariado, instituições da sociedade civil e grupos sociais.