Foto de Mark Pegrum

O Ibase repudia veementemente e se solidariza com todos os movimentos e segmentos da sociedade civil em relação ao assassinato brutal e covarde da Vereadora do Psol, Marielle Franco, e de Anderson Pedro Gomes, no Estácio, região central do Rio de Janeiro. Também nos solidarizamos com a dor das famílias diante deste ato tão vil.
Marielle, mulher negra, favelada, ativista, sempre esteve presente na luta contra violações de direitos e contra o genocídio da juventude negra nas áreas de favelas e periferias, realidade que passou a ser regra em vários estados do Brasil e, em particular, no Rio de Janeiro. O Estado do Rio, sob Intervenção Militar Federal, em vez de coibir, tem contribuído para acirrar esta situação. Já é fato denunciado que em Acari, bairro da Zona Norte da cidade, as incursões de policiais militares neste período de intervenção aumentaram e, com isto, o recrudescimento de mortes e violações.
Trata-se de um crime bárbaro contra a vereadora sobre o qual, fazendo justiça à sua própria história, o Ibase não irá se calar. A onda de violência que assola o Rio de Janeiro tem avançado sem qualquer limite. Contra jovens negros e negras de favelas e periferias, têm sido apontados inúmeros atos de violação. O Instituto de Segurança Pública (ISP), em pesquisa realizada em 2016, demonstra que dos 463 mortos em decorrência de intervenção policial o perfil traçado é: 96,5% são homens, 62,2% têm entre 17 e 24 anos e 75% são negros ou pardos. Essa situação não é aleatória, tem causa e efeito, direção e propósito, tem voz, idade e cor.
É preciso dar um basta a tudo isso. Os princípios democráticos estão sendo covardemente atacados colocando em risco o Estado Democrático de Direito. Até quando terão que ter mais mortes e violações de direitos para que as autoridades tomem atitudes dignas que venham a fortalecer e não desmontar o que julgamos imprescindível para consolidação de uma sociedade mais inclusiva, digna e democrática?
Marielle, sua voz ecoa em todos nós, suas causas e lutas são bandeiras que nos impulsionam e se somam a tantas vozes que enfrentam as injustiças e o preconceito.

Tradução »

jepe500

slot resmi

slot

slot dana

slot zeus

slot

rejekibet

88id

jkt8

slot pg

jayaslot

slot88

oppo500

toto slot

slot777

slot maxwin

jayaslot

slot maxwin

slot mahjong

slot

slot

INK789

slot zeus