Notícias

Luta por direito à cidade reúne 600 entidades

De 3 a 5 de junho, o Ibase participou da Conferência Popular pelo Direito à Cidade, realizada em São Paulo. No encontro, que reuniu mais de 600 organizações sociais de todo o país, foi debatida uma plataforma nacional de lutas urbanas. “Vários foram os temas abordados e propostas acordadas, numa tentativa de unir esforços e fortalecer redes, num universo plural e diverso, pautando o direito à cidade como tema central para reconstrução democrática e garantia de direitos no contexto político de nosso país” – explicou Sandra Jouan, assessora da ONG, que esteve presente na conferência”.

Para Sandra, o engajamento do Ibase no encontro revela a importância que a questão urbana, sobretudo a garantia de direitos de moradores e moradoras de favelas e periferias, tem para a instituição: “Tivemos uma diversidade de movimentos e lutas urbanas que possibilitou o reconhecimento de diferenças, mas principalmente as convergências na luta pela construção de sociedades mais justas, igualitária, plurais e sustentáveis”.

No último dia da conferência, no Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, houve a Plenária de apresentação das propostas alinhadas durante as oficinas e de aprovação do documento final do encontro, com adesão de 626 entidades, após 232 eventos preparatórios. A conferência foi considerada um marco importante de reorganização de movimentos, entidades e coletivos que lutam pela pauta da reestruturação do direito a cidade. O encontro teve caráter autogestionário e foi realizado a partir do esforço de diversas entidades sociais.

Além de Sandra Jouan, pelo Ibase, também estiveram presentes o diretor Athayde Motta e a diretora Rita Corrêa Brandão. A ONG também viabilizou a participação de quatro lideranças comunitárias de favelas do Rio de Janeiro: Alan Brum Pinheiro, do Complexo do Alemão; Cosme Felippsen, do Morro da Providência; Ruth Sales, da Favela da Indiana; e Antonio Firmino, da Rocinha.

Para ler a carta política aprovada na 1a. Conferência Popular pelo Direito à Cidade, CLIQUE AQUI.

Foto de Maicon Douglas/Arquivo Ibase

Tradução »